Parque Nacional Terra do Fogo em Ushuaia

Compartilhe:

Fomos conhecer o Parque Nacional Terra do Fogo em Ushuaia e adoramos a paisagem do local. Confira nossas dicas de como chegar e o que fazer por lá indo sozinho ou com alguma empresa.

O Parque Nacional Terra do Fogo foi criado em 1960 e está localizado no extremo da ilha da Terra do Fogo sobre o Canal Beagle e bem próximo da cidade de Ushuaia. Pertence à Eco-Região dos Bosques Patagônicos.

É exatamente ali na entrada do Parque Nacional Terra do Fogo que acaba a famosa Ruta 3, a principal rota que começa em Buenos Aires e cruza a Argentina até chegar à Ushuaia – Terra do Fogo.

Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo - Ruta 3

Na verdade, a entrada do Parque Nacional Terra do Fogo fica um pouco antes do final da Ruta 3. Nesse caso você ainda pode percorrê-la por mais alguns quilômetros até chegar de fato ao final da estrada, onde existe um estacionamento e deste ponto em diante, só se pode prosseguir à pé. Para sermos mais precisos, a Ruta 3 termina na entrada da Bahia Lapataia.

Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo - Fim Ruta 3 Bahia Lapataia

Como Chegar ao Parque Nacional Terra do Fogo?

Existem algumas opções para se chegar e visitar o Parque Nacional.

Carro: Uma delas é de carro, pela já mencionada Ruta 3. A entrada fica apenas 10 quilômetros do centro de Ushuaia. Por ser uma área de preservação ambiental, esta região não é asfaltada. O terreno é todo de terra e durante o inverso é obrigatório a utilização de pneus para neve ou com correntes. Durante o verão não é necessário, mas se atente que a terra pode não ser regular ou estar escorregadia (barro / lama) devido às chuvas.

Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo - Estrada Ruta 3

Trem: Uma outra opção mais conhecida e procurada por turistas é através do Trem do Fim do Mundo. Um percurso feito por um trem histórico por dentro do parque nacional, e que faz sua última parada na Estação do Parque Nacional. Desta estação é possível seguir com alguma empresa contratada o percurso pela Ruta 3 por todo o parque até chegar à Bahia Lapatala.

Se quiser saber mais detalhes sobre o Trem do Fim do Mundo e o passeio, confira o post que fizemos neste link.

Trem do Fim do Mundo em Ushuaia no Parque Nacional Terra do Fogo

Taxis / Remis: Você também pode ir de Táxi ou Remi para o parque nacional. A corrida não é tão barata, e lembre-se de solicitar que eles te busquem na volta ou em alguns casos que esperem, se não for fazer uma caminhada demorada.

Tour Guiado pelo Parque Nacional Terra do Fogo

Além das opções acima, ainda existe a possibilidade de se fazer um tour com uma empresa contratada. Foi assim que fizemos nosso passeio pelo Parque Nacional Terra do Fogo. Contratamos a Info de Ushuaia para conhecer o Parque Nacional. Você pode fazer a reserva online ou comprar diretamente com eles o pacote. A loja fica na Av. San Martin 775, no centro de Ushuaia.

Pagamos AR$ 900 por pessoa no passeio (aproximadamente R$ 180,00) – Preços de Maio/2017. No dia Agendado uma van / carro te pega na porta do seu hotel para te levar até o parque.

Os serviços oferecidos pelas empresas são bastante parecidos. Você pode escolher fazer ou não o passeio pelo Trem do Fim do Mundo. Se quiser fazer, a empresa te deixará na Estação do Fim do Mundo, onde você irá embarcar no trem até a Estação Parque Nacional. Ao desembarcar do trem, a empresa estará te esperando para prosseguir pelo parque.

Trem do Fim do Mundo em Ushuaia - Estação do Fim do Mundo

Mas e se a van tiver pessoas que irão fazer o percurso de trem e outras que não? Simples, eles param na estação, deixam o pessoal no trem e seguem até a estação final. Como o percurso do trem demora 1 hora, nesse meio tempo eles fazem algumas paradas até dar tempo do trem chegar.

Não pense nessas paradas como perda de tempo, eles te levam para lugares bem interessantes. Mas vamos agora ao que interessa.

Parque Nacional do Fim do Mundo

Assim que você entra no parque, ainda pela Ruta 3, você passa por diversos pontos de paradas para observação de belas paisagens e onde também é possível observar alguns dos animais que vivem dentro do parque.

Trem do Fim do Mundo: Uma das primeiras paradas, dependendo do horário que você chegar, é exatamente onde passa o Trem do Fim do Mundo. Você não precisa estar nele para vê-lo. Apesar de ele passar por áreas e bosques exclusivos durante o trajeto, parte da Ruta 3 cruza os trilhos. Então é um bom momento para uma parada e tirar algumas fotos dele passando.

Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo - Trem do Fim do Mundo

Enseada Zaratiegui: É uma pequena rota que cruza a Ruta 3 dentro do Parque Nacional Terra do Fogo. É um lugar bem peculiar, pois além da bela paisagem do Canal do Beagle, você também encontra o Correio do Fim do Mundo.

Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo - Correio do Fim do Mundo

Essa é uma agência de correios que funciona de verdade, e você pode mandar um cartão postal para qualquer lugar que eles enviam. Além disso, eles também carimbam o passaporte, mas cobram por isso. A agência funciona durante a semana, e aos finais de semana abre uma vez ou outra no sábado. Então é contar um pouco com a sorte dependendo do dia do seu passeio.

Da enseada é possível observar a cordilheira e do outro lado dela estão as montanhas que já fazem parte do Chile. À direita está a Ilha da Tartaruga que faz parte do Parque Nacional e do Canal do Beagle.

Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo - Enseada Zaratiegui

Laguna Negra: Uma lagoa no meio do parque nacional que se destaca por sua cor mais escura. Por toda sua extensão é possível observar a destruição feita pelos castores. Todas as árvores caídas da foto abaixo foram derrubadas por castores. À esquerda, é possível ver um dique de castor e se der sorte eles podem ser avistados. Mas por serem animais de hábitos noturnos, não é garantido.

Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo - Laguna Negra

Uma curiosidade sobre a Laguna Negra é que ela é uma “falsa laguna”. É na verdade uma baía do Lago Fagnano, que se formou em 1949 após um terremoto na região.

Bahía Lapataia: A já mencionada baía onde temos uma melhor visão do Canal do Beagle e da Montanha (ou Rocha) da Tartaruga. É nesta área também que existem algumas trilhas. Todas elas são demarcadas e possuem diferentes níveis de dificuldade. Na verdade o grande diferencial entre as trilhas é mesmo o tempo de caminhada de cada uma.

Todas são demarcadas e sinalizadas, com informação sobre o trajeto no início e durante o percurso.

Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo - Bahia Lapataia

Desta área é mais fácil de identificar a divisão entre Argentina e Chile. Do lado do Parque Nacional Terra do Fogo é Argentina e do outro lado do Canal do Beagle é o Chile.

Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo - Bahia lapataia - Montanhas

Lago Roca: Também conhecido como Lago Acigami, é um imenso e belo lago glacial cercado por bosques. Dois terço de sua extensão pertence ao território chileno.

Chega a impressionar por sua beleza, pela paisagem em volta e pela clareza de suas águas. Uma parada mais do que recomendada ao final do trajeto pelo Parque Nacional Terra do Fogo.

Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo - Lago Roca

Da vontade de ficar um bom tempo contemplando a paisagem e sentindo o vento gelado bater no rosto. 😉

Se quiser, é um local que possui áreas para Camping durante todo o ano. Mas costuma ser mais concorrido durante o verão. Tem quem se arrisque no inverno também.

Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo - Camping

O Parque Nacional Terra do Fogo está localizado ao final da Ruta 3. É uma excelente opção independente da forma que você for. Se quiser aproveitar todos os aspectos e ver a maior parte das atrações e paisagens, aconselhamos a fazer o percurso cedo do Trem do Fim do Mundo, depois embarcar em um tour guiado por toda a reserva.

Pelo menos com a Info Ushuaia o tour foi muito bem organizado, pontual e tivemos tempo de sobra para aproveitar todas as paradas e nada foi feito correndo. A guia que nos acompanhou era muito boa e explicava tudo durante todo o caminho.

Ushuaia - Parque Nacional Terra do Fogo - Montanhas

Mas o que realmente encanta por lá são as belas paisagens que se mostram a cada curva, a cada nova parada. Só indo para entender melhor.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *