Polo Astronômico de Itaipu – Foz do Iguaçu

Compartilhe:

Dentro do centro tecnológico de Itaipu você encontra o Polo Astronômico e um passeio exclusivo por ele com diversas atividades, observações e algumas mostras pelo local. Confira como foi nossa visita por lá.

Itaipu possui diversos passeios bem interessantes que são feitos durante todo o dia. Um desses passeios é uma visita ao Polo Astronômico no Centro Tecnológico da represa.

Polo Astronôico de Itaipu - Vista Lateral - Foz do Iguaçu

O passeio começa com uma apresentação do Centro Tecnológico e do Polo Astronômico. Um pouco da história do local é contada e depois começa de fato as apresentações uma breve introdução sobre o Sol e as particularidades das estações do ano.

Essa apresentação tem como objetivo mostrar alguns dos equipamentos montados no Polo Astronômico, como um relógio de Sol, um relógio das estações do ano etc.

Polo Astronômico em Itaipu - Foz do Iguaçu

Depois de conhecermos a parte externa, entramos de fato no Polo Astronômico onde algumas apresentações são feitas. A primeira mostra e apresentação é sobre Meteoros, Meteoritos e outros “corpos celestes”. Ao final das explicações você pode pegar um meteorito de verdade e ver como ele é.

Entrada do Polo Astronômico de Itaipu - Foz do Iguaçu

A segunda parte da visita consiste em conhecer o Observatório do Polo Astronômico, os telescópios e uma breve explicação sobre eles. Como as visitas são feitas durante o dia, utiliza-se um telescópio com filtros para poder se observar o Sol. Então torça para que o dia não esteja nublado ou chuvoso. Pois isso pode atrapalhar a observação.

Telescópio do Polo Astronômico de Itaipu em Foz do Iguaçu

Por fim, a última atração do passeio é na sala de projeção em 360°. Onde um vídeo de aproximadamente 30 minutos é exibido nos apresentando algumas fotos e curiosidades sobre estrelas, galáxias e o universo.

A visita ao Polo Astronômico é bem interessante, e tem um grande potencial. Mas achamos que ela não mostra tudo o que poderia mostrar. Na verdade ficou aquele gostinho de “quero mais” ao final da visita. O vídeo é muito comprido para pouco conteúdo, então ele poderia ser encurtado e darem mais espaço (o trocadilho não foi intencional) para outras apresentações interessantes.

A visita com certeza vale à pena, e o conteúdo mostrado é bem interessante, ainda mais quando você pode ter contato com um meteorito de verdade. A observação solar e noturna (dependendo do dia que faz o passeio) também é muito legal, então no “conjunto da obra” o passeio com certeza merece uma chance.

Informações sobre o Polo Astronômico de Itaipu

Valor do Ingresso: R$ 24,00 (Abril / 2017)
Horário das Visitas: Terça à Domingo – 10:00 e 16:00. Sexta e Sábado – 10:00, 16:00 e 18:30 (19:30 no Horário de Verão).
Tempo de Duração do Passeio: 2h30min.
Site: Informações de Horário e Compra de Ingressos no Site do Polo Astronômico (ver site)

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *