Home America do Sul Circuito Especial e Visita Panorâmica em Itaipu – Foz do Iguaçu

Circuito Especial e Visita Panorâmica em Itaipu – Foz do Iguaçu

por Anderson Kaiser
Circuito Especial e Visita Panorâmica em Itaipu - Foz do Iguaçu
Compartilhe:

Existem dois passeios na Usina Hidrelétrica de Itaipu que te levam para conhecer essa grandiosa obra da engenharia. O Circuito Especial e a Visita Panorâmica irão te levar por um tour por toda a hidrelétrica e com certeza será um passeio inesquecível.

Circuito Especial e Visita Panorâmica - Entrada da Usina de Itaipu

Entrada da Usina Hidrelétrica de Itaipu

Diferença entre o Circuito Especial e a Visita Panorâmica

Vamos começar falando da diferença entre os dois passeios e qual é o melhor para se escolher. Durante nossa visita à Itaipu, decidimos por fazer o Circuito Especial, e é sobre ele que vamos comentar neste post. No entanto, não tem como falar dele sem mencionar a Visita Panorâmica.

Durante a Visita Panorâmica, você percorre toda a Usina Hidrelétrica de Itaipu em um ônibus turístico com guias que vão explicando todos os detalhes da hidrelétrica, desde sua construção até sua operação atual. Esse passeio também faz algumas paradas em diversos pontos para fotos ou para uma explicação mais detalhada de determinado local.

O Circuito Especial também passa por todos esses locais, com as mesmas paradas. A grande diferença aqui é que este último te leva para conhecer a Usina Hidrelétrica por dentro, com paradas adicionais onde você tem acesso à Sala de Operações e de Controle, Turbinas e etc. Ou seja, você não só faz a Visita Panorâmica como também faz um tour completo por toda a usina, inclusive em seu interior.

Circuito Especial

Então quer dizer que o bom mesmo é fazer o Circuito Especial? Com certeza que sim. No entanto tudo vai depender de quanto tempo você tem disponível e quais outros passeios você agendou em Itaipu. Logicamente que a Visita Panorâmica é mais rápida, então talvez ela seja a melhor opção dependendo dos outros agendamentos ou de quanto tempo livre você tem. Se tempo não for seu problema, FAÇA o Circuito Especial.

Barragem da Hidrelétrica de Itaipu - Circuito Especial - Foz do Iguaçu - Paraná

A primeira parada do Circuito Especial é na parte mais alta de Itaipu, na barragem onde a água do Rio Paraná fica represada para ser utilizada para de fato movimentar as turbinas e gerar energia.

É nessa área também que temos ideia da grandiosidade da hidrelétrica e de seu tamanho. Ela tem “apenas” 8 Km de largura por 200 metros de altura. Sim, impressionante não? Acha que não é tanto? Esta é a visão da parte mais alta dela:

Usina de Itaipu - Circuito Especial - Visão do Alto

“Ah, mas ela nem parece tão alta”. É verdade, olhando assim de cima ela nem aparenta ser tão alta, mas depois do nível do chão, ali onde estão os carros, ela tem mais uns tantos outros andares para baixo.

E é ai que você começa a ter uma ideia de sua grandiosidade e também é nesse ponto que o Circuito Especial começa a mostrar sua diferença, pois nesse passeio você vai poder conhecer todos esses locais por dentro.

O passeio continua e vamos agora para a entrada da usina de fato. Chegamos à área onde ficamos bem próximos dos encanamentos que levam as águas do Rio Paraná até as turbinas. Podemos inclusive sentir a vibração deles.

Encanamentos de Itaipu - Circuito Especial - Foz do Iguaçu

Continuamos o passeio, só que agora por dentro da usina. Primeiro na parte de captação de água, que é onde estão de fato os encanamentos da foto acima,  e depois somos levados até o centro de controle de Itaipu, onde toda a monitoração e distribuição de energia é gerenciada.

Centro de Controle de Itaipu - Circuito Especial - Foz do Iguaçu

Bom, a usina de Itaipu tem um motivo para se chamar “Binacional”. Ela é controlada e gerenciada por duas administrações, uma brasileira e outra paraguaia. E ocupa ambos os território. O interessante de Itaipu é que dentro dela, você está em uma “Zona de Livre Circulação” entre esses dois países. E uma das curiosidades dela é que o número de funcionários é igual para ambos. Ou seja, se o Brasil tem 1000 funcionários em Itaipu, o Paraguai tem que ter 1000 também.

E por estar presente em dois países diferentes, este vai ser um dos poucos locais no mundo em que você poderá dizer para alguém que já esteve em “dois lugares ao mesmo tempo”:

Circuito Especial em Itaipu - Foz do Iguaçu - Divisa Brasil e Paraguai

De um lado Brasil, do outro Paraguai. E eu acabei de desafiar uma das leis da física. 😉

A ultima parte de nossa visita do Circuito Especial pelas “entranhas” da usina nos leva até  as turbinas geradoras de energia. Lembra daquela tubulação ali de cima? Então, a água que passa por ela é que faz as turbinas girarem e com isso gerarem energia.

Circuito Especial de Itaipu - Turbina em funcionamento - Foz do Iguaçu

Turbinas em pleno funcionamento em Itaipu

Esta é a última parada dentro da usina. Depois disso voltamos para o ônibus e vamos conhecer o outro lado de Itaipu e onde também vemos o vertedouros. Ele são utilizados para “descartar” água represada quando o nível da represa está acima do esperado. Então vai depender muito da sorte para vê-los em funcionamento.

Quando fomos eles estavam fechados pois o nível estava dentro do esperado. Foi a primeira vez que torcemos para pegar chuva em um passeio e o nível do rio subir para eles serem acionados. Mas não foi dessa vez. 🙁

Circuito Especial em Itaipu - Foz do Iguaçu - Vertedouros

Sendo esta a última parada, voltamos para o ônibus e terminamos o passeio de volta à entrada já com saudades da nossa “represinha”.

Informações sobre o Circuito Especial e Visita Panorâmica

Os ônibus para a Visita Panorâmica saem a cada 30 minutos das 08:00 às 17:00 todos os dias. O ingresso custa R$ 36,00 (adultos). Tem duração de 2 Horas.

Já o Circuito Especial possui alguns horários específicos, com saídas às 8h, 8h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h, 15h30 e 16h. O ingresso custa R$ 78,00 (adultos). Tem duração de 2h30min.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da Itaipu Binacional ou pela internet no site Turismo Itaipu. Mais informações sobre a Visita Panorâmica neste link e sobre o Circuito Especial neste link.

Resumo

O primeiro contato que tivemos com uma represa foi quando visitamos a Hoover Dam em Nevada – Estados Unidos. Até então era nosso exemplo de grandes obras da engenhara. Até conhecermos Itaipu.

Um passeio que vale muito ser feito. Se estiver com pouco tempo, faça pelo menos a Visita Panorâmica. Mas se esforce para fazer o Circuito Especial. Você vai gostar com certeza e vai ter muita coisa interessante durante todo o passeio. É um desses passeios considerados obrigatórios em Foz do Iguaçu.

Circuito Especial em Itaipu - Foz do Iguaçu

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário