Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Compartilhe:

O Parque das Aves fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu e reserva belas surpresas para seus visitantes. Confira como foi nosso passeio por lá à caminho das Cataratas do Iguaçu.

Quando falamos em Parque Nacional do Iguaçu, a primeira coisa que nos vem à cabeça são as Cataratas. Correto? Mas ali do ladinho, dentro do mesmo complexo está o Parque das Aves.

E quando dizemos pertinho, significa que está há menos de 100 metros um do outro. Isso quer dizer que você poderá fazer os dois passeios no mesmo dia. O Parque das Aves é um passeio até que rápido. Por esse motivo, recomendamos fazê-lo primeiro, e depois ir até as Cataratas do Iguaçu. Com isso você aproveita bastante os dois passeios.

Fonte na Entrada do Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Entrada

O Parque das Aves abre todos os dias das 8:30 até as 17:00 e o ingresso custa R$ 40,00 por pessoa. Com opções de meia entrada para estudantes e idosos.

Uma Breve História do Parque

Inaugurado em Outubro de 1994, hoje o Parque das Aves é o maior parque de aves da América Latina. Foi construído pela família Croukamp, que veio da Africa do Sul no ano de 1993. Ou seja, em quase 1 ano eles construíram todo o complexo e o inauguraram.

O que Encontrar no Parque das Aves?

O parque possui aproximadamente 1300 aves com mais de 140 espécies diferentes. Cada uma delas fica em um ambiente separado, então a sua experiência em cada ambiente será diferente do anterior.

Logo na entrada já encontramos a Árvore da Vida, que segundo a lenda é responsável pela sabedoria mas também nos conscientiza sobre a preservação e o cuidado com a natureza. Mencionando que os humanos é que precisam da natureza, e não ela de nós.

Arvore da Vida no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

É onde também encontramos as primeiras aves e em sua grande maioria, os flamingos.

Flamingos no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Daqui pra frente, o Parque das Aves começa a ser um ambiente “dividido”, conforme mencionamos acima. Onde cada espécie está em um ambiente separado.

O mais interessante dessas áreas é que os animais não ficam presos, nós entramos nos locais e eles ficam ali, soltos. Em alguns casos, até interagimos com algumas espécies.

A primeira parada é no Viveiro Pantanal. Onde encontramos aves nativas da região pantanense. É neste viveiro também que encontramos e podemos ver bem de perto os fantásticos tucanos.

Tucano no Viveiro Pantanal no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

De lá o passeio prossegue pelo Viveiro Floresta, com muitas outra espécies nativas e chegamos até a área dos répteis. Jacarés, Cobras, Lagartos e diversas outras espécies ficam neste ambiente.

Cobra no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Depois dos répteis, chegamos ao meio do parque, onde encontramos um quiosque que vende algumas bebidas, lanches rápidos e sorvetes. Ficamos só com o sorvete mesmo, pois ainda era bem cedo, e partimos para a segunda parte.

Passa-se pelo Refúgio das Harpias, Viveiro das Araras e até o Reino das Borboletas. Aliás, por falar em Viveiro das Araras, se prepare pois este é o  ponto mais barulhento de todo o Parque das Aves. São dezenas de Araras, todas cantando ao mesmo tempo, voando entre os galhos e fazendo um espetáculo colorido pelo local.

Viveiro das Araras no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

De lá passamos pelo Reino das Borboletas e por fim chegamos à ultima parte do parque. Não sem antes passar pelas belas Corujas.

Coruja no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Já próximo da saída está uma das atrações mais interessantes. Você verá diversas araras no viveiro que mencionamos anteriormente, mas nesta ultima atração você poderá segurar uma no projeto “Da Mão para o Coração“. Dependendo do horário, essa atração não estará disponível pois as araras estarão sendo tratadas e alimentadas. Mas você poderá participar dessa atividade praticamente o dia todo.

Araras no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Muitas das aves que encontramos no Parque das Aves foram resgatadas de traficantes ou de maus-tratos. Algumas passam por um processo de readaptação e são soltas novamente na natureza, mas muitas delas não podem, pois não conseguem sequer voar mais. Algumas dessas aves resgatadas tiveram suas asas cortadas ou machucadas para serem “domesticadas”. 🙁

E isto é o mais interessante do Parque das Aves, pois eles reabilitam essas aves e cuidam delas até elas poderem ser soltas, quando podem. Zoológicos e até mesmo o Ibama enviam esses animais para lá quando são confiscados.

Urubu de Asas Abertas no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Informações sobre o Parque das Aves

O Parque abre diariamente das 8:30 até as 17:00. A entrada custa R$ 40,00 para adultos e eles vendem meia entrada para estudantes e idosos.

Você pode consultar maiores informações sobre o parque no site oficial (ver site). Está localizado na Av. das Cataratas, KM 17.1.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *