Home America do SulBrasil Guararema – Roteiro de 1 Dia pela Cidade

Guararema – Roteiro de 1 Dia pela Cidade

por Anderson Kaiser
Guararema no Interior de São Paulo - Entrada da Cidade
Compartilhe:

Guararema é uma cidade do interior de São Paulo cheia de surpresas agradáveis e bem interessantes. Um lugar bem cuidado e com diversos atrativos para os turistas conhecerem e gastarem um dia todo por la. Confira como foi nosso roteiro.

Passamos um dia inteiro em Guararema e nos encantamos com a cidade. Ela é cortada em diversos pontos pelo Rio Paraíba do Sul e rodeada de mata nativa, ilhas e parques. Isso já a torna um atrativo mais do que recomendado.

Mas além de tudo, é uma cidade que foi reformada pensando em sua população e também nos turistas. Poucas vezes encontramos uma cidade tão bem conservada.

Um dos Portais de Entrada de Guararema no Interior de São Paulo

Antes de começarmos a falar de nosso roteiro, vale a pena dizer que acessibilidade é o que não falta na cidade. Todas as atrações, parques e passeios são adaptados para pessoas com cadeiras de rodas e com dificuldade de mobilidade. Guias rebaixadas, parques com rampas de acesso em todos os pontos, calçadas largas e bem conservadas. Ponto para a cidade, que tem o que muitas deveriam ter para receber todo tipo de público.

Localização

Guararema é um município do Alto Tietê, na região Metropolitana de São Paulo. O acesso é bem fácil através das principais estradas: Rodovia Presidente Dutra, Rodovia Carvalho Pinto e Rodovia Ayrton Senna.

Mapa de Guararema no Interior de São Paulo

Se quiser ir de ônibus, partindo de São Paulo você pode pegar um no Terminal Tietê sentido Guararema por aproximadamente R$ 24,00 pela empresa Pássaro Marron. Nota: em nossa pesquisa, encontramos passagem de Ida, mas não passagem de volta. Vai entender.

Além disso, tem algumas outras alternativas pela Viação Jacareí. Mas não saem de São Paulo, apenas de alguns municípios próximos.

Roteiro

Saímos bem cedo de São Paulo e fomos para Guararema. Programamos o Trem de Guararema para ser nossa primeira atração. Por ser um dos passeios mais demorados, decidimos colocá-lo primeiro em nosso roteiro, assim depois teríamos todo o resto do dia para conhecer e aproveitar a cidade.

Trem de Guararema - Locomotiva 353

O trem só faz duas viagens durante o dia, a primeira às 10:00 e a ultima às 14:30. Tem como destino a Vila Luis Carlos e o passeio todo demora 2 horas, incluindo o trajeto de ida e volta e um tempo parado na vila, que possui diversas atrações e alguns locais para se conhecer e explorar.

Confira o nosso post completo sobre o Trem de Guararema neste link.

Como chegamos um pouco cedo na cidade, aproveitamos para tomar um café rápido bem do lado da estação. Fomos no Ri-Ca Café (ver no mapa). Lugar bem simples, mas com um atendimento de qualidade. O pessoal é bem simpático e até dão dicas de passeios pela cidade.

Após retornar do passeio de trem, fomos conhecer o Parque da Pedra Montada. Esta foi nossa segunda escolha por ser um pouco mais afastado da região central da cidade. Então já eliminaríamos ele de vez.

Parque Municipal Pedra Montada em Guararema - Placa

O parque possui duas atrações bem interessantes. A primeira é a que da nome ao parque: a Pedra Montada. É uma formação rochosa que parece desafiar as leis da gravidade.

Parque Pedra Montada em Guararema

Já a segunda atração é a Pedra do Tubarão. Aqui vale uma dica: você só chega nesta outra atração pegando uma trilha de fácil / média intensidade. Então vá preparado, com uma garrafinha cheia de água e com um tênis bem confortável. O percurso é rápido e curto (400 metros) mas o terreno é um pouco acidentado.

Parque Pedra Montada - Pedra do Tubarão

Confira todas as dicas sobre o Parque da Pedra Montada neste link.

Voltamos para o centro da cidade e agora tivemos tempo de conhecer todas as demais atrações de Guararema. Tudo fica bem próximo, e muitas das atrações ficam uma ao lado da outra.

Paramos no Centro Artesanal Dona Nenê. Um centro comercial onde diversos moradores vendem artesanato. É um local pequeno mas com diversos expositores. Sua visita não deve ser tão demorada por lá. O local é coberto, o que facilita se estiver chovendo.

Centro Artesanal Dona Nenê em Guararema - São Paulo

Do Centro Artesanal partimos para o Recanto do Américo (também chamado de Pau D’alho). Um espaço totalmente reurbanizado e um dos mais movimentados de Guararema. Fica em uma área com diversos restaurantes, bares e é um local onde também se encontram quiosques com lanches e comida.

Além disso, diversas pontes interligam algumas ilhas do Rio Paraíba do Sul. Essas pontes levam o turista para alguns observatórios em diferentes áreas do rio. São paisagens bem legais.

Recanto do Américo em Guararema - Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul

Paramos então para um almoço. Se você pesquisar sobre comida em Guararema, provavelmente irá receber diversas indicações do Mirante do Paraíba. Ele oferece um deck onde você pode fazer sua refeição tendo como vista o Rio Paraíba do Sul. MAS, se prepare pois ele não é o mais barato da região.

Em contrapartida, encontramos bem em frente ao Recanto do Américo o restaurante Buraco da Véia. E podemos dizer que ele realmente valeu a pena. Preço justo, pratos bem servidos. Você consegue dividir o prato para duas pessoas tranquilamente. Atendimento bom. Então fica a dica de parada durante sua passagem pelo centro da cidade. Eles não tem site, mas tem Página no Facebook.

Com nossos estômagos forrados, fomos então conhecer o Parque Ilha Grande. Mais um local que foi reurbanizado e uma ponte foi construída para interligar o centro da cidade com a Ilha Grande. O parque foi construído com diversas atrações, como pistas de corrida, mirantes para o rio, aparelhos de ginástica e até parquinho para as crianças.

Parque Ilha Grande em Guararema - Trilhas

Vale a pena conhecer. Alimentar os peixes se tornou um atrativo do local. E não é difícil encontrar alguns moradores ilustres durante sua visita por lá:

Parque Ilha Grande em Guararema - Capivara

Saiba mais sobre o Parque Ilha Grande clicando neste link. No post temos um vídeo dos peixes sendo alimentados.

Ao lado do Parque Ilha Grande, ainda temos a Travessa Dona Vitória. Passarelas que interligam algumas ruas do centro e que passam por cima do Rio Paraíba do Sul. Você provavelmente passará por ela, então não deixe de conferir.

Travessa Dona Vitoria em Guararema - São Paulo

Visitando todos esses locais, você terá passado por praticamente todos os pontos turísticos de Guararema. Mas existem algumas outras coisas para se ver que fomos encaixando entre um local e outro.

Roteiro Pelas Igrejas de Guararema

Guararema possui duas Igrejas Tombadas e mais algumas espalhadas pela cidade. Não comentamos sobre elas no roteiro acima pois provavelmente você passará em frente entre uma atração ou outra. Paramos nelas rapidamente apenas para algumas fotos e para apreciar a arquitetura antiga.

Começando pela Igreja da Matriz, ela fica bem na região central da cidade, e é a principal igreja do local. Você provavelmente passará por ela diversas vezes entre “idas e vindas”.

Igreja da Matriz de Guararema - São Paulo

No caminho entre o Trem de Guararema e o Parque da Pedra Montada, você poderá parar na Igreja da Nossa Senhora da Ajuda.

Guararema - Igreja Nossa Senhora da Ajuda

Foto: Divulgação/ Turismo de Gurarema

Construída em uma colina às margens do… adivinhem? Rio Paraíba do Sul, você terá que enfrentar 81 degraus para chegar até ela.

E por fim temos a Igreja Nossa Senhora da Escada. Construída em 1652, se tornou Patrimônio Histórico em 1941. Deixamos esta por último, pois provavelmente será a única que você não passará durante seu trajeto.

Ela fica bem próximo da entrada de Guararema. Então deixe para conhecê-la quando chegar à cidade, ou quando estiver indo embora. Assim você não precisa se desviar muito enquanto estiver indo à outras atrações.

Guararema - Igreja Nossa Senhora da Escada

Resumo

Guararema foi uma cidade que nos surpreendeu de forma positiva. Sua estrutura e como tudo foi planejado e bem organizado fazem com que ela mereça uma visita. Por ser às margens do Rio Paraíba do Sul, praticamente todas as atrações e parques irão contorná-lo ou mesmo passar sobre ele.

Ele se torna parte da paisagem da cidade, e faz com que alguns locais pareçam cartões postais.

Parque Ilha Grande em Guararema - Mirante do Paraíba do Sul

Quando fomos, encontramos um rio barrento devido à um período chuvoso em São Paulo. Mas espere encontrar um rio bem limpo e cheio de vida quando for visitar a cidade.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário