Trem de Guararema – Passeio no Interior de São Paulo

Compartilhe:

Guararema é uma simpática cidade do interior de São Paulo cheia de atrações. Uma delas é o Trem de Guararema. Um trem à vapor onde os visitantes podem fazer um passeio e aproveitar bastante a paisagem. Fomos conferir e vamos contar o que achamos.

História da Locomotiva 353

Trem de Guararema - Locomotiva 353

O passeio do Trem de Guararema é feito na maior locomotiva a vapor ainda em atividade no Brasil. Ela foi fabricada em 1927 e depois de muito tempo parada após sua aposentadoria, passou por um processo de restauração. Hoje a Locomotiva 353 é carinhosamente chamada por todos de “Velha Senhora” e pertence à ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).

Além da locomotiva, os vagões também são todos restaurados conforme seus modelos originais. Hoje o Trem de Guararema já conta com 3 vagões totalmente restaurados que complementam a locomotiva.

Trem de Guararema

Trem de Guararema - Vista Lateral

O passeio no Trem de Guararema é feito apenas aos finais de semana e feriados, e ocorre duas vezes ao dia. O primeiro às 10:00 e o segundo às 14:30.

Ele sai da Estação Guararema e vai até a Estação Luís Carlos, em um percurso que dura algo em torno de 20 minutos cada trecho. No total, o passeio tem duração de 2 horas. Além do tempo de ida e volta, ele fica parado por 1 hora na estação Luís Carlos, o que dá tempo de você conhecer e aproveitar algumas coisas interessantes por lá.

Estação Luís Carlos

Trem de Guararema - Estação Luis Carlos

Como mencionamos acima, a parada do Trem de Guararema na Estação Luís Carlos dura em torno de 1 hora. Mas afinal, o que fazer por lá durante esse tempo?

A estação e seu entorno foram totalmente restauradas para receber os turistas que fazem o passeio de trem. Na saída da estação encontramos diversas lojinhas de doces e artesanatos, lojas com obras de arte, bares, restaurantes e até mesmo uma pequena igreja.

Muito provavelmente você não conseguirá parar em um dos restaurantes e pedir uma refeição completa durante o tempo que terá. Ainda mais se for querer conhecer o entorno da estação e visitar os locais.

Mas 1 hora é tempo suficiente de passar por tudo com calma, ver todas as lojinhas, visitar a igreja e fazer um lanche rápido nos bares ou restaurantes.

Trem de Guararema - Estação Luis Carlos - Lojas

Paisagem

Com certeza um dos atrativos de se fazer o passeio do Trem de Guararema é poder aproveitar a paisagem durante o percurso, além de ter a experiência em andar em um trem de quase 100 anos, claro.

Se Guararema e Luís Carlos já se mostram bem interessantes, o percurso sobre trilhos entre elas é mais ainda. Você cruza rios, pontes, vegetação nativa e alguns locais bem legais durante todo o caminho.

Trem de Guararema - Vegetação e Paisagem

O percurso é de 7 Km, aproximadamente, e o trem anda em uma velocidade de 16 Km/h. Então é “lento” o suficiente para que você não perca nenhum detalhe durante a viagem.

Informações sobre o Trem de Guararema

Quando: Sábados, Domingos e Feriados – Saídas às 10:00 com Retorno às 12:00 e Saída às 14:30 com Retorno às 16:30.
Quanto: Valor do Ingresso é de R$ 55,00 por pessoa. Esse é um valor promocional cobrado por tempo indeterminado, mas pode ser alterado para o valor normal (R$ 110,00) a qualquer momento.
Onde: O trem parte da Estação Ferroviária de Guararema, bem no centro da cidade. Rua Dr Falcão N 4, Centro, Guararema
Como Comprar: Você pode comprar os ingressos na Bilheteria da Estação, mas é recomendado comprar online (neste link) ou fazer a reserva, para garantir lugar.
Site: O sire tremdeguararema.com.br tem todas essas informações, é onde você pode comprar os ingressos e conhecer um pouco mais sobre a ABPF.

Resumo

O passeio no Trem de Guararema é bem interessante. Por ser um passeio rápido, permite que você aproveite a cidade e conheça outras atrações do local. Sem contar que te leva em um passeio pela história e por meio de belas paisagens.

Trem de Guararema - Vagões

Reserve um dia todo para conhecer a cidade, será um passeio bem agradável, com certeza.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *