Home America do SulBrasil Trem de Guararema – Passeio no Interior de São Paulo

Trem de Guararema – Passeio no Interior de São Paulo

por Anderson Kaiser
Trem de Guararema - Interior de São Paulo
Compartilhe:

Guararema é uma simpática cidade do interior de São Paulo cheia de atrações. Uma delas é o Trem de Guararema. Um trem à vapor onde os visitantes podem fazer um passeio e aproveitar bastante a paisagem. Fomos conferir e vamos contar o que achamos.

História da Locomotiva 353

Trem de Guararema - Locomotiva 353

O passeio do Trem de Guararema é feito na maior locomotiva a vapor ainda em atividade no Brasil. Ela foi fabricada em 1927 e depois de muito tempo parada após sua aposentadoria, passou por um processo de restauração. Hoje a Locomotiva 353 é carinhosamente chamada por todos de “Velha Senhora” e pertence à ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).

Além da locomotiva, os vagões também são todos restaurados conforme seus modelos originais. Hoje o Trem de Guararema já conta com 3 vagões totalmente restaurados que complementam a locomotiva.

Trem de Guararema

Trem de Guararema - Vista Lateral

O passeio no Trem de Guararema é feito apenas aos finais de semana e feriados, e ocorre duas vezes ao dia. O primeiro às 10:00 e o segundo às 14:30.

Ele sai da Estação Guararema e vai até a Estação Luís Carlos, em um percurso que dura algo em torno de 20 minutos cada trecho. No total, o passeio tem duração de 2 horas. Além do tempo de ida e volta, ele fica parado por 1 hora na estação Luís Carlos, o que dá tempo de você conhecer e aproveitar algumas coisas interessantes por lá.

Estação Luís Carlos

Trem de Guararema - Estação Luis Carlos

Como mencionamos acima, a parada do Trem de Guararema na Estação Luís Carlos dura em torno de 1 hora. Mas afinal, o que fazer por lá durante esse tempo?

A estação e seu entorno foram totalmente restauradas para receber os turistas que fazem o passeio de trem. Na saída da estação encontramos diversas lojinhas de doces e artesanatos, lojas com obras de arte, bares, restaurantes e até mesmo uma pequena igreja.

Muito provavelmente você não conseguirá parar em um dos restaurantes e pedir uma refeição completa durante o tempo que terá. Ainda mais se for querer conhecer o entorno da estação e visitar os locais.

Mas 1 hora é tempo suficiente de passar por tudo com calma, ver todas as lojinhas, visitar a igreja e fazer um lanche rápido nos bares ou restaurantes.

Trem de Guararema - Estação Luis Carlos - Lojas

Paisagem

Com certeza um dos atrativos de se fazer o passeio do Trem de Guararema é poder aproveitar a paisagem durante o percurso, além de ter a experiência em andar em um trem de quase 100 anos, claro.

Se Guararema e Luís Carlos já se mostram bem interessantes, o percurso sobre trilhos entre elas é mais ainda. Você cruza rios, pontes, vegetação nativa e alguns locais bem legais durante todo o caminho.

Trem de Guararema - Vegetação e Paisagem

O percurso é de 7 Km, aproximadamente, e o trem anda em uma velocidade de 16 Km/h. Então é “lento” o suficiente para que você não perca nenhum detalhe durante a viagem.

Informações sobre o Trem de Guararema

Quando: Sábados, Domingos e Feriados – Saídas às 10:00 com Retorno às 12:00 e Saída às 14:30 com Retorno às 16:30.
Quanto: Valor do Ingresso é de R$ 55,00 por pessoa. Esse é um valor promocional cobrado por tempo indeterminado, mas pode ser alterado para o valor normal (R$ 110,00) a qualquer momento.
Onde: O trem parte da Estação Ferroviária de Guararema, bem no centro da cidade. Rua Dr Falcão N 4, Centro, Guararema
Como Comprar: Você pode comprar os ingressos na Bilheteria da Estação, mas é recomendado comprar online (neste link) ou fazer a reserva, para garantir lugar.
Site: O sire tremdeguararema.com.br tem todas essas informações, é onde você pode comprar os ingressos e conhecer um pouco mais sobre a ABPF.

Resumo

O passeio no Trem de Guararema é bem interessante. Por ser um passeio rápido, permite que você aproveite a cidade e conheça outras atrações do local. Sem contar que te leva em um passeio pela história e por meio de belas paisagens.

Trem de Guararema - Vagões

Reserve um dia todo para conhecer a cidade, será um passeio bem agradável, com certeza.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário