Home America do SulBrasil Parque Pedra Montada em Guararema

Parque Pedra Montada em Guararema

por Anderson Kaiser
Parque Municipal Pedra Montada em Guararema - Placa
Compartilhe:

O Parque Municipal Pedra Montada em Guararema é uma das atrações da cidade e possui uma das formações rochosas mais intrigantes que você já viu.

O Parque Pedra Montada foi construído em torno de uma formação rochosa bem diferente do que estamos acostumados a ver geralmente.

São duas pedras sobrepostas, cada uma medindo aproximadamente 9 metros de largura por 2,5 metros de altura. E o que torna isso tão especial? A forma como essas pedras estão sobrepostas, parecendo desafiar as leis da gravidade.

Parque Municipal Pedra Montada em Guararema - Pedras Sobrepostas

Da a impressão de que a qualquer momento um vento bem forte vai derrubar a pedra que está em cima.

Mas, além dessa estranha e fascinante formação rochosa, o Parque da Pedra Montada tem mais algumas atrações à oferecer.

Como chegar à Pedra Montada

O acesso ao local onde as pedras estão é através de uma “trilha” (se é que podemos chamá-la assim) feita de madeira e com muitos degraus. Acaba não sendo uma subida tão cansativa. Uma vez nela, você tem uma boa visão do parque e dos arredores.

Parque Pedra Montada em Guararema - Trilha de Madeira

Mas, se mesmo assim você não quiser enfrentar essa subida, existe um acesso lateral onde é possível caminhar tranquilamente até o mesmo ponto onde terminam as escadarias de madeira. Alias, isso é algo bem interessante não só deste, mas de diversos parques de Guararema. Todos são acessíveis e preparados para todo o tipo de público.

As escadarias também terminam em um Restaurante / Lanchonete, mas que está desativado no momento.

Parque Pedra Montada - Guararema - Trilha

O final da trilha lateral / escadaria é onde está a Pedra Montada. Existem diversos bancos ao redor e durante todo o caminho para se aproveitar um pouco e também dar uma descansada.

Parque Pedra Montada em Guararema

Pedra do Tubarão

Se você está pensando que o passeio acaba aqui, pode se preparar, pois ainda tem mais. Dentro do Parque Pedra Montada ainda existe uma outra rocha chamada de Pedra do Tubarão.

E porque ela tem esse nome? Por que ela se parece de fato com um tubarão, oras. Se você olhar bem, irá reparar que a rocha tem algumas marcas, que lembram o focinho, o olho, a boca e até o formato de um tubarão.

Parque Pedra Montada - Pedra do Tubarão

Como Chegar a Pedra do Tubarão?

Depois que você estiver na Pedra Montada, ao lado você verá uma placa indicando onde está o acesso à Pedra do Tubarão. Ela fica bem próxima, cerca de 380 metros de distância.

Se você já estava ficando animado, se prepare, pois para ela o acesso é considerado de moderado à difícil. E dessa vez não existem rampas. A trilha é uma subida um pouco íngreme, de terra, um pouco acidentada e com muitas raízes pelo caminho. Se estiver chovendo, ela pode ficar escorregadia.

Parque Pedra Montada - Tilha Pedra do Tubarão

Se você tem tanto preparamento físico quanto nós, uma dica é ir parando nos bancos espalhados pelo caminho. Mas, a caminhada é bem rápida e logo você chega à Pedra do Tubarão.

Parque Pedra Montada em Guararema - Bancos na Trilha da Pedra do Tubarão

Você pode ir parando nos diversos bancos que existem por toda a trilha

Além disso, uma das recompensas depois da subida, é poder contemplar a vista do alto do morro, onde é possível ter uma visão panorâmica da natureza e dos arredores da cidade.

Parque Pedra Montada - Vista da Pedra do Tubarão

Informações sobre o Parque Pedra Montada

Onde: Estrada Municipal Guararema, Km 8 (ver no mapa)
Quanto: Entrada Grátis
Quando: Terça à Quinta, das 07:00 às 18:00; Sexta, Sábado, Domingo e Feriados (exceto às segundas-feiras), das 07:00 às 22:00
Site: Página do Parque Pedra Montada da Prefeitura de Guararema (ver site)

A visita ao Parque Municipal Pedra Montada em Guararema é bem rápida. Mesmo com a trilha até a Pedra do Tubarão, é um passeio que você pode fazer em aproximadamente 2 horas. O que é bom pois não toma tanto tempo e você pode aproveitar as demais atrações da cidade.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário