Parque Pedra Montada em Guararema

Compartilhe:

O Parque Municipal Pedra Montada em Guararema é uma das atrações da cidade e possui uma das formações rochosas mais intrigantes que você já viu.

O Parque Pedra Montada foi construído em torno de uma formação rochosa bem diferente do que estamos acostumados a ver geralmente.

São duas pedras sobrepostas, cada uma medindo aproximadamente 9 metros de largura por 2,5 metros de altura. E o que torna isso tão especial? A forma como essas pedras estão sobrepostas, parecendo desafiar as leis da gravidade.

Parque Municipal Pedra Montada em Guararema - Pedras Sobrepostas

Da a impressão de que a qualquer momento um vento bem forte vai derrubar a pedra que está em cima.

Mas, além dessa estranha e fascinante formação rochosa, o Parque da Pedra Montada tem mais algumas atrações à oferecer.

Como chegar à Pedra Montada

O acesso ao local onde as pedras estão é através de uma “trilha” (se é que podemos chamá-la assim) feita de madeira e com muitos degraus. Acaba não sendo uma subida tão cansativa. Uma vez nela, você tem uma boa visão do parque e dos arredores.

Parque Pedra Montada em Guararema - Trilha de Madeira

Mas, se mesmo assim você não quiser enfrentar essa subida, existe um acesso lateral onde é possível caminhar tranquilamente até o mesmo ponto onde terminam as escadarias de madeira. Alias, isso é algo bem interessante não só deste, mas de diversos parques de Guararema. Todos são acessíveis e preparados para todo o tipo de público.

As escadarias também terminam em um Restaurante / Lanchonete, mas que está desativado no momento.

Parque Pedra Montada - Guararema - Trilha

O final da trilha lateral / escadaria é onde está a Pedra Montada. Existem diversos bancos ao redor e durante todo o caminho para se aproveitar um pouco e também dar uma descansada.

Parque Pedra Montada em Guararema

Pedra do Tubarão

Se você está pensando que o passeio acaba aqui, pode se preparar, pois ainda tem mais. Dentro do Parque Pedra Montada ainda existe uma outra rocha chamada de Pedra do Tubarão.

E porque ela tem esse nome? Por que ela se parece de fato com um tubarão, oras. Se você olhar bem, irá reparar que a rocha tem algumas marcas, que lembram o focinho, o olho, a boca e até o formato de um tubarão.

Parque Pedra Montada - Pedra do Tubarão

Como Chegar a Pedra do Tubarão?

Depois que você estiver na Pedra Montada, ao lado você verá uma placa indicando onde está o acesso à Pedra do Tubarão. Ela fica bem próxima, cerca de 380 metros de distância.

Se você já estava ficando animado, se prepare, pois para ela o acesso é considerado de moderado à difícil. E dessa vez não existem rampas. A trilha é uma subida um pouco íngreme, de terra, um pouco acidentada e com muitas raízes pelo caminho. Se estiver chovendo, ela pode ficar escorregadia.

Parque Pedra Montada - Tilha Pedra do Tubarão

Se você tem tanto preparamento físico quanto nós, uma dica é ir parando nos bancos espalhados pelo caminho. Mas, a caminhada é bem rápida e logo você chega à Pedra do Tubarão.

Parque Pedra Montada em Guararema - Bancos na Trilha da Pedra do Tubarão
Você pode ir parando nos diversos bancos que existem por toda a trilha

Além disso, uma das recompensas depois da subida, é poder contemplar a vista do alto do morro, onde é possível ter uma visão panorâmica da natureza e dos arredores da cidade.

Parque Pedra Montada - Vista da Pedra do Tubarão

Informações sobre o Parque Pedra Montada

Onde: Estrada Municipal Guararema, Km 8 (ver no mapa)
Quanto: Entrada Grátis
Quando: Terça à Quinta, das 07:00 às 18:00; Sexta, Sábado, Domingo e Feriados (exceto às segundas-feiras), das 07:00 às 22:00
Site: Página do Parque Pedra Montada da Prefeitura de Guararema (ver site)

A visita ao Parque Municipal Pedra Montada em Guararema é bem rápida. Mesmo com a trilha até a Pedra do Tubarão, é um passeio que você pode fazer em aproximadamente 2 horas. O que é bom pois não toma tanto tempo e você pode aproveitar as demais atrações da cidade.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *