Home America do SulArgentina Cemitério da Recoleta em Buenos Aires

Cemitério da Recoleta em Buenos Aires

por Anderson Kaiser
buenos aires cemiterio da recoleta entrada
Compartilhe:

Pode parecer meio fúnebre, mas um dos pontos turísticos de Buenos Aires é um cemitério. O Cemitério da Recoleta se tornou um dos locais mais visitados da capital Argentina, por sua imponência e beleza.

buenos aires cemiterio da recoleta entrada

Mas afinal, o que tornou o Cemitério da Recoleta uma atração turística?

Pra sermos bem sinceros, é um cemitério. Então pouco tempo ali já é suficiente para se tornar um passeio meio repetitivo e até mesmo mórbido. No entanto, o Cemitério da Recoleta está em um dos bairros mais nobres de Buenos Aires. E é esse um dos motivos dele ter se tornado uma atração turística.

Este cemitério é o “destino final” dos mais ricos e das famílias mais tradicionais da Argentina. Dentro dele é possível encontrar verdadeiras obras de arte em formato de túmulos ou mausoléus. Ou seria o contrário?

cemitério da recoleta buenos aires argentina tumulos

Não é exagero dizer que alguns mausoléus são maiores que muitos apartamentos. Existem construções com centenas de metros quadrados. E existem outros que possuem mais de 1 andar.

E o que o torna tão atrativo são de fato as decorações e as obras de arte que os túmulos se transformaram. Além desse motivo, é também o cemitério em que estão enterrados muitos dos famosos da Argentina, incluindo presidentes, artistas, generais, ditadores e muitas pessoas da “alta-sociedade” portenha.

Os Mais Famosos do Cemitério da Recoleta

Se o cemitério se tornou um ponto turístico por sua beleza e grandiosidade, também ganhou fama exatamente por abrigar túmulos de artistas, celebridades e gente famosa.

Apesar de muita gente procurar o Cemitério da Recoleta apenas por causa do túmulo da Eva Perón, diversos outros nomes interessantes podem ser encontrados no local.

Alguns ex-presidentes da Argentina: Nicolás Avellaneda; Miguel Juárez Celman; Bartolomé Mitre; Carlos Pellegrini; Domingo Faustino Sarmiento. Aliás este ultimo é um dos mais visitados e também mais imponentes túmulos do Cemitério da Recoleta.

cemitério da recoleta buenos aires argentina tumulo sarmiento

Há também dois vencedores do prêmio Nobel: Luis Federico Leloir e Carlos Saavedra Lamas. Ganhadores dos prêmios Nobel de Química e da Paz, respectivamente.

Sem esquecer de mencionar o autor do Hino Nacional Argentino: Vicente López y Planes.

Como Chegar ao Túmulo da Eva perón?

Com certeza você irá querer visitar o túmulo da Eva Perón. E apesar de o cemitério contar com um mapa, ele é nada intuitivo e não vai te ajudar muito. Então vamos deixar aqui uma dica de como chegar até o túmulo.

cemitério da recoleta buenos aires argentina mapa

Note que o Mapa do Cemitério da Recoleta é bem fácil de se interpretar e bem informativo.

Não vá esperando encontrar um túmulo grande ou mesmo imponente. Ele é na verdade uns dos mais simples de todo o cemitério, e nem está em um local de destaque.

Mas aqui está um Guia de Como Chegar ao Túmulo de Eva Perón no Cemitério da Recoleta:

  1. O túmulo fica à esquerda da entrada principal (Quadrante 16 no mapa);
  2. Siga as Placas indicativas do túmulo do Presidente Sarmiento (Único túmulo que possui placas indicativas);
  3. Ao chegar ao corredor principal próximo ao Túmulo do Presidente Sarmiento, continue andando até encontrar pequenos corredores;
  4. O Túmulo da Eva Perón estrá à esquerda. Passando o túmulo do Sarmiento, fica à aproximadamente 8 corredores à frente.
  5. Procure pelo túmulo da “Familia Duarte”

cemitério da recoleta buenos aires eva peron tumulo

Você pode se guiar também pela localização no Google Maps. Apesar de o Cemitério da Recoleta não estar mapeado, um ponto de localização foi acrescentado e você pode usa seu sinal de GPS para encontrá-lo.

Algumas Outras Curiosidades sobre o Cemitério da Recoleta

Além dos famosos túmulos já mencionados e dos nomes de presidentes, alguns outros túmulos merecem ser encontrados pois escondem fatos curiosos e interessantes por trás deles.

Liliana Crociati – Morreu durante uma viagem no mesmo dia em que seu cachorro morreu. Seu mausoléu foi construído pelo pai para parecer igual ao quarto dela. É a única estátua que está acompanhada de um cachorro em todo o cemitério.

cemitério da recoleta buenos aires argentina Liliana Crociati e cachorro

David Alleno – Ele trabalhava como coveiro no Cemitério da Recoleta e tinha como sonho ser enterrado lá. Ainda vivo, juntou suas economias para comprar um espaço e construir seu túmulo. Mandou fazer uma lápide já com a data de nascimento e de sua morte (1881-1910). Quando tudo estava pronto, pediu demissão do emprego, foi para casa e se matou com um tiro.

Salvador María del Carril e Tiburcia Dominguez – Esse casal ficou mais de 30 anos sem se falar. Quando morreu Salvador María teve seu busto esculpido e colocado em seu túmulo. 15 anos depois, sua esposa Tiburcia morreu e foi enterrada no mesmo mausoléu. Mas o rancor era tanto que ela pediu que seu busto fosse construído de costas ao de seu marido. Para eles não se falarem nem durante a eternidade.

Informações sobre o Cemitério da Recoleta

Quando: Abre todos os dias das 07:00 até as 17:45.
Quanto: Entrada Gratuita
OndeJunín 1760 – Bairro Recoleta.
Para mais informações, visite o Site do Cemitério da Recoleta.

Resumo

Visitar o Cemitério da Recoleta pode parecer um pouco estranho, mas ele é um dos cemitérios mais visitados do mundo. Pela sua beleza e pelo luxo de seus túmulos, sem deixar de mencionar sua arquitetura. É realmente um local bem interessante.

cemitério da recoleta buenos aires argentina tumulo preto branco

Acaba sendo um passeio bem rápido. Mas vale pela história por trás de alguns túmulos e pelas curiosidades.

E você, já foi e tem alguma outra curiosidade para compartilhar? Deixe nos comentários.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário