Balsa de Buenos Aires para Colonia no Uruguai

Compartilhe:

Muita gente procura fazer a travessia de Balsa de Buenos Aires para Colonia, no Uruguai. Por ser uma travessia rápida, e um passeio que é fácil de ser incluído no roteiro, é bem famoso exatamente por isso. Mas também não podemos deixar de mencionar que Colonia é um daqueles destinos que encantam.

Vamos descrever como é fazer essa travessia partindo de Buenos Aires e o que você precisa para comprar as passagens e curtir um dia nessa cidadezinha bem interessante. Além disso, vamos contar qual foi nossa experiência com a Buquebus quando fomos turistar por lá.

balsa de buenos aires para colonia no uruguai buquebus
Balsa da Buquebus em Puerto Madero

Vale ressaltar que se você alugou um carro durante sua viagem à Buenos Aires, deixe ele na garagem e vá de Balsa de Buenos Aires para Colonia mesmo assim. É a forma mais rápida e barata de fazer a travessia. “Ah, mas eu posso levar o carro na balsa e usá-lo em Colonia?” Sim, você pode. Mas além de ser muito mais caro ir de carro na balsa, você vai utilizá-lo pouco em Colonia. Essa opção só vale a pena se você for ficar alguns dias no Uruguai e for para outros destinos por lá.

Vai viajar pela America do Sul? Não deixe de fazer um seguro com nosso parceiro, ele é válido para toda a região e não apenas um país em específico. Faça uma cotação com a SegurosPromo.

Empresas que Fazem a Travessia

Existem três empresas que fazem a travessia de Balsa de Buenos Aires para Colonia no Uruguai (saindo do Puerto Madero): Buquebus, Seacat e a Colonia Express.

As duas primeiras são da mesma companhia. Enquanto a Buquebus é a principal, com balsas grandes e mais confortáveis, a Seacat pode ser considerada a “Buquebus de baixo-custo”. Os barcos são menos confortáveis e menores. Em compensação o preço das passagens são menores. Às vezes a lotação é tão baixa na Seacat que você acaba ganhando um “upgrade” e é transferido para a Buquebus, sem custo.

Já a Colonia Express é a concorrente direta das duas, e a mais barata entre elas. Mas é a mais mal avaliada entre todas. Ou a que costuma ter mais reclamações dos usuários, inclusive de atrasos e cancelamentos.

Compra da Passagem

Não existe muito segredo na compra de passagem para as três companhias. Todas oferecem a opção de compra online através de seus respectivos sites, e eles podem ser adquiridos até algumas horas antes da viagem, ou mesmo nos guichês das empresas no Porto.

Aqui cabem algumas dicas para quem for adquirir as passagens:

  • Procure comprar com antecedência. assim como passagens aéreas, quanto mais próximo da data da viagem, mais caro as passagens ficam. Se você estiver em fase de planejamento, já comece a colocar as passagens na sua lista, você poderá pegar bons descontos nelas.
  • Procure comprar sempre em Pesos Uruguaios. Quando você entra no Site da Buquebus ou da Seacat, por exemplo, geralmente você é redirecionado para o site Argentino. Procure mudar para o Uruguaio e na grande maioria das vezes você verá que o valor final será sempre menor, por causa da cotação do Peso Argentino e do Peso Uruguaio.

Durante a compra você deve especificar se fará a travessia normal, ou se irá levar o carro na balsa. Esse é um processo que faz parte do sistema de compras e basta especificar se sim ou não.

Uma outra dica é sobre parcelamento. Apesar de você poder escolher parcelar a compra das passagens, esse parcelamento não vale para cartões brasileiros, mesmo internacionais. O parcelamento é exclusivo para cartões argentinos e uruguaios, em seus respectivos sites. Então nem considere essa opção na hora de efetuar o pagamento. Você poderá ter problemas e até bloquearem sua compra com esse cartão.

Frequência de Viagens da Balsa de Buenos Aires para Colonia 

Buquebus: 4 partidas diárias de Buenos Aires e 4 de Colonia.
Seacat: 5 Partidas diárias de Buenos Aires e 5 de Colonia.
Colonia Express: 3 Partidas diárias de Buenos Aires e 3 de Colonia

Imigração e Controle de Fronteira

Bom, quando você pega a Balsa de Buenos Aires para Colonia, você está deixando a Argentina e entrando no Uruguai, e vice-versa na volta, ou se estiver fazendo o caminho contrário, claro. Então você acaba passando por um controle de fronteira. Basicamente o mesmo que você passa nos aeroportos.

Nesse caso em específico, saindo de Buenos Aires, você passa em um guichê do controle Argentino, que irá carimbar seu passaporte com uma “saída do país” e em seguida já é encaminhado para um guichê do Uruguai, que fica ao lado, para ser registrada sua entrada por lá. No retorno acontece o mesmo processo, marcando sua saída do Uruguai e entrada na Argentina.

Lembrando que não é necessário visto para entrada e transito entre países do Mercosul. Você sequer precisa de passaporte, uma vez que a entrada é permitida apenas com seu RG, desde que ele seja atual (menos de 10 anos). No entanto, nós sempre recomendamos viajar com passaporte. Por que? Pois é um processo bem mais rápido. Viajando com o RG, você precisa preencher um formulário que será carimbado pelo controle de imigração. Nesse caso, você precisará carregar o formulário, dar baixa nele na Argentina, fazer um novo para entrada no Uruguai e na volta o mesmo processo demorado e trabalhoso novamente. Não vale a pena.

Serviços Oferecidos

Dentro da balsa não é difícil encontrar alguns serviços durante a travessia. Existe uma lanchonete (mais para uma cafeteria, na verdade) e também possuem um free-shop. Geralmente ele abre 10 minutos após a partida, e fecha 10 minutos antes do desembarque.

balsa de buenos aires para colonia freeshop e cambio

Além do free-shop, existem guichês de Câmbio, onde você pode trocar seus dinheiros por outros dinheiros. 🙂 Se você estiver indo apenas para Colonia, eles aceitam tanto Pesos Uruguaios quanto Pesos Argentinos em praticamente toda a cidade, e em diversos locais ainda aceitam Dólar e Reais. Ou seja, turista nenhum pode reclamar.

Portanto, não é necessário fazer câmbio. No entanto, é sempre recomendado levar um pouco de dinheiro local, não importa pra onde, pois alguns comerciantes (ainda mais em cidades com muito artesanato) costumam não aceitar outras moedas. Por lá eram bem aceitas, mas sempre procuramos não cair no “câmbio paralelo”.

As três companhias oferecem o mesmo tipo de serviço à bordo.

Experiência com a Buquebus

Vamos contar agora qual foi nossa experiência fazendo a travessia com a Buquebus, e ao longo dela, tentar fazer um comparativo entre as demais companhias.

Compramos as passagens pela Internet e partimos para o Puerto Madero. Fizemos o check-in e de lá passamos pelo controle de imigração para carimbar nossa saída da Argentina e no guichê ao lado já recebemos nosso carimbo para entrada no Uruguai.

Nossa partida seria na balsa das 9:00. O recomendado é sempre chegar com pelo menos uma hora de antecedência, pois o processo imigratório pode demorar por haver filas. Quando fomos a fila estava bem curta. E até mesmo a balsa sentido Colonia foi bem vazia.

balsa de buenos aires para colonia lugares
Muitos lugares vazios na Balsa de Buenos Aires para Colonia. Ao fundo a lanchonete.

A travessia não demorou muito mais que 50 minutos e tudo correu de forma bem tranquila. Deu tempo de dar uma passeada no Free-shop e também de fazer câmbio para um pouco de Pesos Uruguaios.

De uma forma geral achamos as poltronas e os locais bem confortáveis, estava tudo bem organizado. Apesar de não ser lugar marcado, se você chegar antes e entrar na fila logo, tem uma boa chance de pegar lugares bons, inclusive na janela.

balsa de buenos aires para colonia no uruguai lugares fundo
Poltronas mais confortáveis que de certos aviões por ai :-/

Nossa volta foi um pouco mais “turbulenta” mas nada relacionado à Buquebus, e sim no controle imigratório do Uruguai. O retorno estava BEM cheio, e haviam poucos agentes no atendimento, e a fila foi aumentando e demorando muito o embarque. Pra sorte de todos que estavam ali, a balsa só saiu quando o ultimo passageiro foi liberado na imigração. Atrasou um pouco a saída, mas em contrapartida ninguém foi deixado pra trás. O que foi bom, pois nossa a volta estava marcada para 16:00 e a próxima seria apenas às 22:00.

Então, se serve de dica, chegue com pelo menos 1 hora de antecedência para não ter problema de embarque.

Resumo

O serviço da Balsa de Buenos Aires para Colonia é bom, confortável e a travessia é bem rápida. Se você planeja passar mais dias no Uruguai, ou pretende ir à outros destinos, a saída da balsa é também o terminal de ônibus onde você pode embarcar para diversos outros locais, como Motevidéu, por exemplo. As passagens de ônibus não são adquiridas junto às da balsa, e devem ser compradas no terminal rodoviário.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *