Home America do SulBrasil Projeto TAMAR em Ubatuba Litoral de São Paulo

Projeto TAMAR em Ubatuba Litoral de São Paulo

por Anderson Kaiser
projeto tamar em ubatuba
Compartilhe:

Ubatuba é a única cidade do Estado de São Paulo a ter uma unidade do Projeto TAMAR. E ele está aberto à visitações para o público em geral. Com diversas espécies de tartarugas marinhas para análise e resgatadas de redes de pescadores, o lugar faz o estudo e proteção desses animais. Mais do que isso, é um ótimo passeio para se ter contato com essa espécie. Sem contar as mostras que são bem informativas.

Ubatuba possui uma variedade de atrações para quem quer ir ao Litoral, mas quer um pouco mais do que apenas praia. A cidade do Litoral Norte de São Paulo oferece alguns passeios culturais que podem complementar a sua viagem e irão lhe proporcionar bons momentos.

Locais como o Aquário de Ubatuba, o Museu do Automóvel ou o Sobradão do Porto são alguns dos exemplos de locais que deverão fazer parte de seu itinerário durante sua visita. Entre esses locais, um que realmente merece ser mencionado e mais do que isso, merece ser visitado, é o Projeto TAMAR.

projeto tamar em ubatuba

O projeto TAMAR – acrônimo das palavras TArtaturas MARinhas – tem como objetivo principal a proteção e monitoração de Tartarugas Marinhas para a preservação da espécie. Não apenas isso, o projeto inclui outros trabalhos como pesquisas e tratamento de espécies, palestras, além da chamada “telemetria” que acompanha o comportamento migratório das tartarugas, sua movimentação e estudos em relação à seu comportamento baseado também no clima.

O Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.

Espalhado em mais de 1.100 Km de costa brasileira, a unica base deles em São Paulo está localizada em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. O local é aberto ao público e cobra uma pequena entrada dos visitantes para manutenção e continuidade do projeto.

projeto tamar ubatuba tanque

LocalRua Antonio Atanázio, 273, Jrd Paula Nobre
Horário: Dom. à Qui – 10h às 18h; Sex, Sáb, feriados e férias escolares – 10 às 20 horas. Durante o período letivo, fecha às quartas-feiras para manutenção.
Ingresso: R$ 18,00 (Inteira) e R$ 9,00 (Meia Entrada) – Gratuidade para Idosos, Moradores de Ubatuba e Crianças menores de 1,20m.

O site do Projeto possui muito mais informações a respeito de datas e horários, bem como de todas as atividades realizadas por eles.

A visita começa pelos diversos tanques espalhados pelo local onde diversas espécies de tartarugas marinhas ficam. Muitas delas são mantidas ali para recuperação, após terem sido resgatadas de alguma rede de pesca ou com algum ferimento causado por outros animais ou pela ação do homem em seus habitats.

projeto tamar ubatuba tartaruguinhas

O local também recebe algumas outras espécies que foram “abandonadas”. Uma curiosidade sobre algumas espécies, e que está escrito e é mencionado pelos monitores do local, é exatamente o fato de algumas espécies serem famosas por sua longevidade, e com o passar dos anos seus donos acabam falecendo e os animais acabam ficando sem cuidado. São casos de cágados, jabutis etc.

projeto tamar ubatuba cagados

Além dos tanques, existem algumas mostras mais “científicas” onde vemos diversos esqueletos, cascos, embriões e uma série de outras curiosidades sobre muitas das espécies e sobre como vivem as tartarugas marinhas.

Ao final existe o maior tanque do local, onde as maiores e a mais numerosa quantidade de tartarugas estão. Seguindo a mesma lógica, a maioria está ali em fase de recuperação, por terem sido resgatadas. As vezes algumas são trazidas durante alguma expedição para serem analisadas.

As visitas podem ser feitas com um monitor (depende da disponibilidade de pessoas no local, pois os monitores também são as pessoas que saem para campo). Mas cada tanque e cada local tem placas que explicam a maioria dos fatos sobre as espécies etc. Portanto, uma visita não acompanhada não quer dizer que irá ser uma visita sem nenhuma informação. Pelo contrário, todos os tanques possuem diversas placas sobre as espécies, características, regiões etc.

Resumo

Conhecer o Projeto TAMAR é um passeio diferente em Ubatuba, excelente para pessoas de todas as idades e também para conscientização de adultos e crianças sobre a vida marinha da região e como o ser humano está tratando esses animais e o que estamos causando com nossas modificações no mundo, em questão de poluição de rios e mares e também de aquecimento global, que tem mudado os hábitos, inclusive reprodutivos, de algumas espécies.

É um excelente projeto e os ingressos servem para ajudar na manutenção. Uma ótima dica cultural e bem explicativa para as crianças conhecerem. Não deixem de passar, ao final, na lojinha do projeto. Existe dentro do local também um quiosque, bem simples, com algumas bebidas e comidas, mas não é nada excepcional. Café, água, alguns bolos e sorvetes. Uma opção para uma parada no meio do passeio para se refrescar ou beber algo.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário