Home America do SulBrasil Patio do Colégio no Centro de São Paulo

Patio do Colégio no Centro de São Paulo

por Anderson Kaiser
patio do colegio sao paulo - fim de semana em São Paulo
Compartilhe:

O Patio do Colégio (originalmente Pateo do Collegio) é um desses lugares públicos que possuem uma enorme riqueza cultural e histórica. Preservando sua arquitetura original, oferece uma série de surpresas. Vai de um museu à um café dentro de suas dependências. Confira.

patio do colégio sao paulo

Localizado entre as estações e São Bento do Metro de São Paulo, o Patio do Colégio é o marco inicial da construção e nascimento da cidade de São Paulo. Construído no alto de uma colina, sobre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi inicialmente o ponto escolhido pelos Jesuítas para iniciar a catequização dos indígenas. Atualmente o local é de propriedade da Companhia de Jesus.

O que você encontra no local?

Na primeira porta à direita, existe uma pequena igreja onde missas são celebradas diariamente ao meio-dia e aos Domingos às 10:00.

À esquerda, está a entrada para o Museu Anchieta, o Café do Páteo e a Biblioteca, além de uma antiga Cripta.

patio do colégio jardim

A entrada às dependências do Patio do Colégio é grátis, mas o ingresso para o museu e a Cripta custa R$ 8.00 (com meia entrada para estudantes). Inaugurado em 1979, a mostra é predominantemente composta de arte sacra.

O acervo de arte sacra do museu e também de outros objetos dos primeiros fundadores conta com aproximadamente 800 peças, incluindo algumas do antigo Colégio de São Paulo. São objetos que abrangem o período entre o século XVI ao XX.

patio do colégio arte sacra museu
Fotos não são permitidas no museu e na cripta. Fonte: Site do Pateo do Collegio

A Cripta é aberta à visitações, e hoje não conta mais com corpos enterrados, tendo sido mantida apenas sua fundação aberta ao público para visitação.

patio do colégio cripta
Cripta. Fonte: Site Pateo do Collegio

Além da parte cultural, no local encontra-se o Café do Pateo, um local simples, que serve um bom café, mas que possui uma vista muito interessante, rodeado de algumas das esculturas da época e um jardim bem arrumado.

patio do colégio cafe do pateo

Não deixe de pedir o “Pão do Pateo“, feito exclusivamente para eles, é bem gostoso e vai bem com um capuchino.

Por fim, não deixe de ir observar a vista do estacionamento. Por ser uma construção alta, permite observar um pedacinho da cidade de cima. E no centro do pátio na entrada, está o Monumento “Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo“.

patio do colégio monumento

Local: Largo do Páteo do Collegio – Centro
Quando: Terça à Domingo das 9:00 as 16:30
Quanto: R$ 8,00 – Meia Entrada para Estudantes, Idosos e Crianças
Para maiores informações e visitas monitoradas, visite o site do Pateo do Collegio

O lugar é bem interessante, e também faz parte do novo City Tour de São Paulo. Vale a pena conhecer. Recomendamos uma manhã inteira no local, aproveitando um café e conhecendo o museu. Mas considere uma passagem rápida pelo local se alguns outros locais do centro estiverem no seu roteiro.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário