Home America do SulBrasil Parque Geológico do Varvito em ITU

Parque Geológico do Varvito em ITU

por Anderson Kaiser
parque geologico do varvito em itu
Compartilhe:

Sabia que Itu, no interior de São Paulo, possui um parque totalmente dedicado ao Varvito? Não sabe o que é? Então confira neste post a visita que fizemos ao Parque Geológico do Varvito.

A cidade de Itu é conhecida pelo seu exagero, com orelhões e objetos em tamanho acima do normal. Mas um pouco mais afastado do centro, existem alguns bons lugares para se conhecer. Um desses lugares é o Parque Geológico do Varvito. Fica à menos de 5 minutos de carro do centro.

parque geologico do varvito em itu

Mas afinal de contas, o que é o tal o Varvito?

Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para denominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano.

Se ficou um pouco confuso, uma imagem vale mais do que mil palavras. E a foto abaixo pode lhe dar uma ideia dessa formação geológica.

parque geologico varvito parede

O Parque Geológico do Varvito foi inaugurado em 1995 e possui uma área de 44.346 m². Foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e fica no local da antiga pedreira da região. O varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul.

parque geologico varvito placa

Placas espalhadas por todo o parque explicam sobre o local e a formação

No local é possível encontrar informações a respeito da formação, história, exploração e pesquisa do Varvito. Mas o parque oferece um pouco mais que apenas informação, é um excelente local de descanso em meio à natureza, com uma pequena queda d’água rodeada de árvores de diversos tipos e um espaço central coberto.

parque geologico varvito cachoeira

Algumas trilhas te levam para outros pontos do parque onde é possível observar o parque de diversos ângulos, e aproveitar bastante em meio à natureza. Além disso, existe alguns brinquedos para as crianças (algo bem simples, como balanços, gangorras etc) e muita área verde para esticar as pernas e aproveitar o sol (ou quem sabe a sombra).

Apesar de seu tamanho, não é um passeio tão demorado. Da para conhecer o local em apenas 1 hora, se você estiver com o tempo apertado. Mas é interessante fazer uma pausa e gastar umas duas horas para aproveitar bem o local e descansar um pouco.

Quanto? A entrada é GRÁTIS e o parque funciona de Terça à Domingo das 8 às 17. Mais informações sobre o local podem ser encontradas no site de Itu.

Localização no Google Maps.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário