Parque Geológico do Varvito em ITU

Compartilhe:

Sabia que Itu, no interior de São Paulo, possui um parque totalmente dedicado ao Varvito? Não sabe o que é? Então confira neste post a visita que fizemos ao Parque Geológico do Varvito.

A cidade de Itu é conhecida pelo seu exagero, com orelhões e objetos em tamanho acima do normal. Mas um pouco mais afastado do centro, existem alguns bons lugares para se conhecer. Um desses lugares é o Parque Geológico do Varvito. Fica à menos de 5 minutos de carro do centro.

parque geologico do varvito em itu

Mas afinal de contas, o que é o tal o Varvito?

Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para denominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano.

Se ficou um pouco confuso, uma imagem vale mais do que mil palavras. E a foto abaixo pode lhe dar uma ideia dessa formação geológica.

parque geologico varvito parede

O Parque Geológico do Varvito foi inaugurado em 1995 e possui uma área de 44.346 m². Foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e fica no local da antiga pedreira da região. O varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul.

parque geologico varvito placa
Placas espalhadas por todo o parque explicam sobre o local e a formação

No local é possível encontrar informações a respeito da formação, história, exploração e pesquisa do Varvito. Mas o parque oferece um pouco mais que apenas informação, é um excelente local de descanso em meio à natureza, com uma pequena queda d’água rodeada de árvores de diversos tipos e um espaço central coberto.

parque geologico varvito cachoeira

Algumas trilhas te levam para outros pontos do parque onde é possível observar o parque de diversos ângulos, e aproveitar bastante em meio à natureza. Além disso, existe alguns brinquedos para as crianças (algo bem simples, como balanços, gangorras etc) e muita área verde para esticar as pernas e aproveitar o sol (ou quem sabe a sombra).

Apesar de seu tamanho, não é um passeio tão demorado. Da para conhecer o local em apenas 1 hora, se você estiver com o tempo apertado. Mas é interessante fazer uma pausa e gastar umas duas horas para aproveitar bem o local e descansar um pouco.

Quanto? A entrada é GRÁTIS e o parque funciona de Terça à Domingo das 8 às 17. Mais informações sobre o local podem ser encontradas no site de Itu.

Localização no Google Maps.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *