Home America do SulBrasil Parque da Cidade em São José dos Campos

Parque da Cidade em São José dos Campos

por Anderson Kaiser
parque da cidade sao jose dos campos
Compartilhe:

Fomos conhecer o Parque da Cidade em São José dos Campos em um bate-volta saindo de São Paulo. Reservamos um sábado para visitar a cidade e resolvemos esticar para alguns parques da região.

Bem da verdade, nossa ida à São José dos Campos tinha como principal destino o Memorial Aeroespacial Brasileiro. Mas podemos dizer que a cidade nos surpreendeu de forma positiva.

São José dos Campos fica à aproximadamente 100 Km de São Paulo. E uma das atrações que tinhamos em nossa lista para conhecer por lá eram alguns parques. E entre eles estava o maior da cidade, e com certeza também o mais procurado: Parque Municipal Roberto Burle Marx, carinhosamente conhecido como Parque da Cidade.

parque da cidade sao jose dos campos

Esperavamos um parque simples, com algumas pistas de corrida / caminhada, alguns pontos de interesse e só. Mas assim que entramos percebemos que não poderiams estar mais enganados. Tamanha a diversidade de atrações dentro dele e também em relação à seu tamanho e espaço que ele ocupa bem no centro da cidade.

parque da cidade sao jose dos campos palmeiras

De acordo com o site de turismo da prefeitura de São José dos Campos “o Parque da Cidade ocupa atualmente uma área de 960.160,17m², área esta que foi parte da antiga Fazenda da Tecelagem Paraíba, possuindo obras arquitetônicas assinadas pelo Arquiteto Rino Levi (residência de Olivo Gomes, a usina de leite e galpão gaivotas) e o tratamento paisagístico de Roberto Burle Marx (incluindo os painéis existentes na residência), formando um dos mais importantes trabalhos da arquitetura moderna brasileira, dando ao Parque da Cidade  reconhecimento internacional“.

parque da cidade sao jose dos campos arvores

Muita vegetação nativa ainda existe no parque, inclusive com caminhos que passam por entre essas arvores, o que torna a caminhada muito mais atrativa. Além disso, é comum encontrar alguns animais que fazem parte da fauna local, como capivaras, e algumas aves que tem o parque como seu habitat.

Alguns lagos fazem parte da paisagem do parque e também possuem seus animais, como peixes, tartarugas, patos entre outras aves.

parque da cidade sao jose dos campos aver

Com uma extensa área verde e uma ilha artificial destinadas ao lazer contemplativo, possui ainda pista para caminhada e locais para eventos, como shows de música, teatro e dança, ao lado do Museu do Folclore administrado pela Fundação Cassiano Ricardo.

O parque possui ainda uma escola, alguns centros de atividades para crianças e adultos, sem contar algo que achamos bem interessante, que é um Borboletário chamado Asas de Vidro. Apesar de fechado aos finais de semana, possui alguns dias em que são feitas visitas monitoradas e se pode entrar no local e ver de perto as borboletas. E acredite, são muitas.

parque da cidade sao jose dos campos borboletario

Essa foto é meio injusta, pois não mostra a quantidade de borboletas voando dentro do borboletário

As trilhas fazem parte da paisagem do Parque da Cidade, e muitas são rodeadas de arvores e muita vegetação. O que torna o passeio muito mais atrativo e interessante.

parque da cidade sao jose dos campos trilha

Fomos esperando uma visita rápida ao local e quase acabamos não tendo a oportunidade de ver tudo. Por sorte, era nossa ultima parada em São José dos Campos, e pudemos ficar até o horário de fechamento e conseguimos andar por quase todo o parque. Mas vá preparado para gastar umas boas horas por lá.

parque da cidade sao jose dos campos casas

Existe muita coisa pra se ver, caminhos que levam à outros caminhos, que levam à um lago e assim por diante. Portanto reserve um tempo de sua visita para explorar e conhecer todo o local, você irá encontrar casas antigas (que hoje são sede da Secretaria do Meio Ambiente) mas que foram preservadas. Além de um ótimo espaço para passar o tempo com a família e crianças, praticar esportes ou apenas se jogar na grama e deixar o dia passar.

Onde: O Parque da Cidade fica na Avenida Olívio Gomes, 100 – Santana, São José dos Campos
Quanto: Grátis
Quando: Abre diariamente das 6:00 às 18:00 (até as 20:00 no horário de verão)
Contato: O Site do Parque tem todas as informações e o telefone de contato para agendamento das visitas monitoradas é (12) 3921-9382.

Existem bolsões de estacionamento na entrada e em toda sua lateral. E são grátis. O que facilita na hora de parar o carro. Atente-se apenas para o fato de que no momento do fechamento, apenas o portão principal fica aberto para saída. Se você parar nas laterias, como fizemos, claro, vai ter uma boa caminhada pela frente.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário