Home America do SulBrasil Paraty – Cidade Histórica no Rio de Janeiro

Paraty – Cidade Histórica no Rio de Janeiro

por Anderson Kaiser
paraty rio de janeiro
Compartilhe:

Nossa viagem à Paraty foi relativamente rápida, ficamos apenas duas noites no local. Mas isso não foi desculpa para não aproveitarmos a cidade. Apesar de pequena (pelo menos em seu centro histórico) Paraty tem uma boa quantidade de coisas para se fazer.

Considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva suas construções e vegetação nativa, que não podem ser modificadas. Caminhar pelo centro histórico é um passeio tranquilo e vagaroso (sim, tente andar rápido nas pedras “pés-de-moleque” e você verá a dificuldade que é). 😉

paraty rio de janeiro

Proibida a passagem de carros por questões de preservação, o local mantém suas construções intocadas que remetem ao estilo colonial e nos levam em uma viagem no tempo. Nos fazendo imaginar como era a rotina antigamente, quando a cidade era utilizada por escravos para carregar o ouro que vinha de Minas Gerais e era levado para Portugal.

paraty reio de janeiro rua

Breve História

Foi fundada em 1667, em torno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. No período teve grande destaque devido aos engenhos de cana-de-açúcar e era considerada uma referência em aguardente.  Durante o Século 18 foi um importante porto para levar ouro e pedras preciosas de Minas para Portugal. Porém com a construção da Estrada Real, que ia direto ao Rio de Janeiro, foi “esquecida”. Na década de 70 voltou ao mapa de atrações por ter mantido suas construções, mas isso somente após a construção da Rodovia Rio-Santos.

Ida à Paraty

Passamos alguns dias em Ubatuba e resolvemos esticar mais dois dias em Paraty. A estrada é tranquila, e o percurso entre Ubatuba-Paraty leva em torno de 1 hora, passando em boa parte dele por belas praias e vegetação nativa, o que vale muito a pena a observação.

Vai se hospedar em Paraty? Compare os preços de hotéis em nosso parceiro Booking.com

Visita à Paraty

Nossa primeira noite no local começou com um passeio cultural. Fomos conhecer o Teatro Espaço e assistir a peça chamada Em Concerto. Clique no link acima para maiores detalhes dos dias e horários de exibição. É uma apresentação que não pode deixar de ser vista quando for à Paraty.

paraty-teatro_espaco-fachada

O que não falta no Centro Histórico de Paraty também são Igrejas. E é possível fazer um tour pela cidade visitando elas e algumas cobram um valor baixo (R$ 2,00) para visitas em seus museus. A maioria apresenta artes sacras, obras de alguns artistas conhecidos e esculturas muito antigas.

paraty rio de janeiro igreja

Ao todo são quatro igrejas somente no centro histórico. Cada uma foi sendo destinada a uma camada da população: senhoras aristocratas, escravos,  homens pardos libertos, etc.

Alguns passeios culturais podem ser feitos no Centro Histórico, como a Casa da Cultura, o Museu de Arte Sacra de Paraty ou o, já mencionado acima, Teatro de Bonecos.

paraty rio de janeiro igreja noite

É comum ouvir que Paraty é um local para se visitar em apenas um dia. E não é de todo mentira se formos considerar apenas o centro histórico da cidade. Mas existem passeios ecológicos (trilhas, cachoeiras, tirolesas) e marítimos (lanchas, escunas, mergulhos) que ocuparão um dia todo. Portanto, se você pretende ir à Paraty e ficar apenas no centro, um dia é suficiente, mas reserve dois ou mais se pretende se aventurar em um passeio de barco até alguma ilha próxima, ou se pretende fazer algum passeio ecológico.

paraty rio de janeiro praia

Bares e restaurantes também não irão faltar durante sua viagem. Para todos os gostos e bolsos,  você encontrará um (ou mais de um) em cada esquina.

Onde Comer em Paraty

paraty rio de janeiro capitania dos copos

Por ser uma cidade bem turística, local onde comer não irá faltar. Restaurantes e bares disputam os clientes à cada esquina do centro histórico. Nenhum deles são ruins. Mas eles são todos voltados à turistas. Então alguns irão cobrar preços um pouco fora da média. Existem os mais e os menos badalados. Mas em alta temporada todos por lá estarão lotados.

Recomendamos conhecer o Restaurante / Empório Dona Ondina (mas peça uma mesa no interior, na varanda fica do lado do rio e o cheiro não é dos mais agradáveis no calor). Se quiser um bar / boteco, recomendamos o Casa Coupê, eles tem bons pratos, petiscos e lanches, sem contar uma boa cerveja local e uma boa variedade de bebidas.
Um terceiro bem interessante é o Restaurante Café Paraty.

Quer um lugar um pouco mais caro, mas também romântico? Vá a Bartholomeu Restaurante (também é uma pousada) e peça uma mesa no jardim.

Todos esses ficam no centro histórico de Paraty. Mas se atente aos cardápios na entrada para não ter uma surpresa ao receber a conta. Alguns são bem carinhos.

Mas, sempre recomendamos também os podrões, que é nosso tipo de comida preferida. E em Paraty nossa indicação é o Pasteloni. O nome já é meio sugestivo, mas se você precisa de uma palavra pra te convencer, aqui vai: 30 centímetros. Sim, esse é o tamanho dos pastéis por lá. Não espere algo requintado. Preço justo, pastel de 30 cm bom e bem recheado.

Resumo

Você pode passar apenas um dia em Paraty ou mais de um para aproveitar passeios que vão além do Centro Histórico. Mas com certeza terá bastante coisa pra fazer durante sua visita à cidade. Em cada rua você encontrará lojas de souvenires aos montes, sem contar lojas que vendem cachaça e uma infinidade de doces.

É um passeio que vale a pena ser feito para conhecer também um pouco da história da região e admirar a arquitetura antiga e preservada por centenas de anos. Mas se nada disso te agradar, você pode gostar de ver um gato dormindo na Janela:

paraty rio de janeiro gato janela

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário