Home America do SulBrasil Observatório Astronômico da USP São Carlos

Observatório Astronômico da USP São Carlos

por Anderson Kaiser
observatório astronômico da USP São Carlos
Compartilhe:

Em São Carlos fomos visitar o Observatório Astronômico da USP – Dietrich Schiel. Dentro do Campus da USP, ele é fonte de informação e estudos de observação do céu. Além disso, é aberto à população para aulas e observações astronômicas durante os finais de semana.

A cidade de São Carlos é uma pequena cidade no interior de São Paulo, que em alguns momentos pode confundir o visitante, pois tem algumas características de cidade grande. Localizada à 240 Km de São Paulo, é de fácil acesso e saindo da Capital do Estado a viagem não dura mais que 3 horas.

A cidade possui uma boa quantidade de locais para se visitar e diversos bares e restaurantes. No centro da cidade está o Campus da USP, o que acaba fazendo com que o entorno seja uma área bem completa e movimentada, com bastante comércio, bares e restaurantes.

A cidade possui alguns museus, mas infelizmente um dos mais interessantes, que era o Museu de Aviação da TAM, está fechado por tempo indeterminado.  No entanto, a cidade oferece algumas outras atividades. Uma delas tivemos o prazer de visitar, é o Observatório Astronômico da USP – Dietrich Schiel.

O Observatório

observatório astronômico da USP São Carlos

Localizado dentro do Campus da USP de São Carlos, o observatório foi implantado em 4 de Abril de 1986, coincidindo com a passagem do cometa Halley, é ligado ao Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo.

 A atração já começa no jardim e no acesso ao local, onde totens estão espalhados descrevendo nosso sistema solar, e detalhando cada planeta. É algo simples, mas que conta a história e as características de nosso sistema solar.

observatório astronômmco da usp são carlos jardim

Os totens vão até a entrada do observatório, onde uma pequena sala apresenta aos visitantes o nosso sistema solar, e como a terra é atingida pelos raios solares em diferentes épocas do ano. Essa mesma sala dá acesso à um pequeno auditório e também aos telescópios do observatório.

O Jardim

Duas outras atrações interessantes que se pode encontrar no jardim do Observatório, além da informação de nosso sistema solar, é a representação das duas constelações mais conhecidas de nós aqui do hemisfério sul: O Cruzeiro do Sul e a Constelação de Órion.

observatório astronômico da usp são carlos cruzeiro do sul

Representação do Cruzeiro do Sul

Talvez você não reconheça inicialmente a Constelação de Órion por seu nome, mas com certeza já ouviu falar de um conjunto de três estrelas que fazem parte do cinturão e que nossos pais e avós nos ensinaram a identificar desde crianças: As Três Marias.

observatório astronômico da USP são carlos três marias

Cinturão de Órion com as “Três Marias” ao centro

O Auditório

O auditório do Observatório Astronômico da USP não possui nenhuma exibição, mas é onde uma parte muito interessante do Observatório interage com o público. Eles oferecem mini-cursos, totalmente gratuitos, voltado ao público em geral. Os cursos vão desde o básico, para quem não sabe nada a respeito de Astronomia, quanto alguns mais avançados para quem já tem uma certa experiência.

Esses cursos ocorrem tanto em horários vespertinos, quanto noturnos, e a inscrição e participação é gratuita. Depende apenas da lotação da sala, que é em torno de 55 lugares. Os cursos tem uma duração média de 8 semanas.

O Observatório

O observatório é um outro ponto interessante, pois ele abre todas as Sextas, Sábados e Domingos à noite para que o público tenha acesso aos telescópios e possam fazer a observação do céu. Os monitores acompanham o público, e além de ajudarem nas observações, também contam a história e explicam sobre os objetos sendo demonstrados.

Eles possuem um telescópio de longo alcance e diversos outros menores, para atender os visitantes. O telescópio grande acabou de passar por uma reforma e possui novas lentes e mecanismos, permitindo um alcance melhor e mobilidade na observação.

Quando: Sextas, Sábados e Domingos
Horário: 20:00 – 22:00
Quanto: Grátis

O site do Observatório e Centro de Divulgação da Astronomia,  possui todas as informações a respeito dos horários, dos cursos e palestras ministradas no local. Nenhuma atividade é cobrada e a maioria dos cursos introdutórios acetam inscrições para pessoas a partir de 14 anos, o que é bem interessante para o público de todas as idades.

Resumo

Conhecer São Carlos é bem interessantes, e ir no Observatório Astronômico da USP e participar de palestras ou mesmo observar o céu do hemisfério sul é uma atividade cultural não apenas interessante, como também educativa e cheia de conteúdo, com monitores que conhecem do assunto e não só acompanham o público, como também explicam e ensinam.

Vale a pena a visita, para conhecer o local, e durante a noite participar da observação. Claro que depende de como está o céu no dia, mas como ele fica aberto durante todo o final de semana no período noturno, veja o dia em que o céu está mais limpo para ir ao local. Existe também alguns dias programados que é possível fazer a observação durante o dia, onde o sol é a principal atração e ele é observado com a utilização de filtros.

Vá conhecer São Carlos, passe um dia na cidade, aproveitando suas praças e restaurantes. E no final do dia, vá ao Observatório Astronômico da USP para uma observação do céu noturno. Por ser uma cidade de interior, a poluição é muito menor, e a visibilidade muito mais clara, o que ajuda a ter uma melhor experiência.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário