Observatório Astronômico da USP São Carlos

Compartilhe:

Em São Carlos fomos visitar o Observatório Astronômico da USP – Dietrich Schiel. Dentro do Campus da USP, ele é fonte de informação e estudos de observação do céu. Além disso, é aberto à população para aulas e observações astronômicas durante os finais de semana.

A cidade de São Carlos é uma pequena cidade no interior de São Paulo, que em alguns momentos pode confundir o visitante, pois tem algumas características de cidade grande. Localizada à 240 Km de São Paulo, é de fácil acesso e saindo da Capital do Estado a viagem não dura mais que 3 horas.

A cidade possui uma boa quantidade de locais para se visitar e diversos bares e restaurantes. No centro da cidade está o Campus da USP, o que acaba fazendo com que o entorno seja uma área bem completa e movimentada, com bastante comércio, bares e restaurantes.

A cidade possui alguns museus, mas infelizmente um dos mais interessantes, que era o Museu de Aviação da TAM, está fechado por tempo indeterminado.  No entanto, a cidade oferece algumas outras atividades. Uma delas tivemos o prazer de visitar, é o Observatório Astronômico da USP – Dietrich Schiel.

O Observatório

observatório astronômico da USP São Carlos

Localizado dentro do Campus da USP de São Carlos, o observatório foi implantado em 4 de Abril de 1986, coincidindo com a passagem do cometa Halley, é ligado ao Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo.

 A atração já começa no jardim e no acesso ao local, onde totens estão espalhados descrevendo nosso sistema solar, e detalhando cada planeta. É algo simples, mas que conta a história e as características de nosso sistema solar.

observatório astronômmco da usp são carlos jardim

Os totens vão até a entrada do observatório, onde uma pequena sala apresenta aos visitantes o nosso sistema solar, e como a terra é atingida pelos raios solares em diferentes épocas do ano. Essa mesma sala dá acesso à um pequeno auditório e também aos telescópios do observatório.

O Jardim

Duas outras atrações interessantes que se pode encontrar no jardim do Observatório, além da informação de nosso sistema solar, é a representação das duas constelações mais conhecidas de nós aqui do hemisfério sul: O Cruzeiro do Sul e a Constelação de Órion.

observatório astronômico da usp são carlos cruzeiro do sul
Representação do Cruzeiro do Sul

Talvez você não reconheça inicialmente a Constelação de Órion por seu nome, mas com certeza já ouviu falar de um conjunto de três estrelas que fazem parte do cinturão e que nossos pais e avós nos ensinaram a identificar desde crianças: As Três Marias.

observatório astronômico da USP são carlos três marias
Cinturão de Órion com as “Três Marias” ao centro

O Auditório

O auditório do Observatório Astronômico da USP não possui nenhuma exibição, mas é onde uma parte muito interessante do Observatório interage com o público. Eles oferecem mini-cursos, totalmente gratuitos, voltado ao público em geral. Os cursos vão desde o básico, para quem não sabe nada a respeito de Astronomia, quanto alguns mais avançados para quem já tem uma certa experiência.

Esses cursos ocorrem tanto em horários vespertinos, quanto noturnos, e a inscrição e participação é gratuita. Depende apenas da lotação da sala, que é em torno de 55 lugares. Os cursos tem uma duração média de 8 semanas.

O Observatório

O observatório é um outro ponto interessante, pois ele abre todas as Sextas, Sábados e Domingos à noite para que o público tenha acesso aos telescópios e possam fazer a observação do céu. Os monitores acompanham o público, e além de ajudarem nas observações, também contam a história e explicam sobre os objetos sendo demonstrados.

Eles possuem um telescópio de longo alcance e diversos outros menores, para atender os visitantes. O telescópio grande acabou de passar por uma reforma e possui novas lentes e mecanismos, permitindo um alcance melhor e mobilidade na observação.

Quando: Sextas, Sábados e Domingos
Horário: 20:00 – 22:00
Quanto: Grátis

O site do Observatório e Centro de Divulgação da Astronomia,  possui todas as informações a respeito dos horários, dos cursos e palestras ministradas no local. Nenhuma atividade é cobrada e a maioria dos cursos introdutórios acetam inscrições para pessoas a partir de 14 anos, o que é bem interessante para o público de todas as idades.

Resumo

Conhecer São Carlos é bem interessantes, e ir no Observatório Astronômico da USP e participar de palestras ou mesmo observar o céu do hemisfério sul é uma atividade cultural não apenas interessante, como também educativa e cheia de conteúdo, com monitores que conhecem do assunto e não só acompanham o público, como também explicam e ensinam.

Vale a pena a visita, para conhecer o local, e durante a noite participar da observação. Claro que depende de como está o céu no dia, mas como ele fica aberto durante todo o final de semana no período noturno, veja o dia em que o céu está mais limpo para ir ao local. Existe também alguns dias programados que é possível fazer a observação durante o dia, onde o sol é a principal atração e ele é observado com a utilização de filtros.

Vá conhecer São Carlos, passe um dia na cidade, aproveitando suas praças e restaurantes. E no final do dia, vá ao Observatório Astronômico da USP para uma observação do céu noturno. Por ser uma cidade de interior, a poluição é muito menor, e a visibilidade muito mais clara, o que ajuda a ter uma melhor experiência.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *