Home America do SulBrasil Museu Republicano de Itu – São Paulo

Museu Republicano de Itu – São Paulo

por Anderson Kaiser
museu republicano de itu
Compartilhe:

Bem próximo à praça da matriz de Itu, local famoso por sua igreja e por seus objetos gigantes, está um pouco da história do Brasil. Ali está localizado o Museu Republicano de Itu.

Construído por volta do século XIX, seu interior possui fotos, documentos e obras de arte que fazem parte da memória do Partido Republicano Paulista.

museu republicano de itu

Interessante dentro dele é a exposição (mas não apenas isso) de imagens e passagens históricas feitas com azulejos. Logo na entrada já é possível ver parte dessa exibição na escadaria principal do casarão que abriga o Museu Republicano.

museu republicano itu azulejos

Outras passagens históricas sobre o Partido Republicano e a época colonial brasileira também estão presentes nos azulejos espalhados pelo local.

Além disso, nos fundos existe um Jardim criado em 1922 baseado nos famosos jardins franceses com um conjunto de 4 estátuas denominadas “As Estações”, em referência as 4 estações do ano.

museu republicano de itu jardim

O acervo conta com uma grande diversidade de objetos, utensílios domésticos e quadros, que foram utilizados durante as reuniões do Partido, ou que eram parte da decoração do local na época.

Quadros, mobílias e objetos pessoais da época finalizam a mostra de Museu Republicano. O local é pequeno, e o tempo gasto em uma visita não chega a ser muito grande. Por estar entre a praça da Matriz de Itu e a praça Padre Miguel (onde geralmente ocorrem feirinhas de artesanato nos finais de semana) você provavelmente irá passar por ele.

museu republicano de itu moveis

Fica bem no centro, e o tempo médio de visita no local é de aproximadamente 1 hora. Existe uma galeria destinada à mostras temporárias de objetos, fotografias e outros temas que mudam de tempos em tempos.

A entrada do Museu Republicano de Itu é GRATUITA e abre de Terça à Domingo, das 10 às 17 horas. Informações e contato podem ser encontrados no site do museu.

Local no Google Maps.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário