Home America do SulBrasil Memorial Aeroespacial Brasileiro em São Jose dos Campos

Memorial Aeroespacial Brasileiro em São Jose dos Campos

por Anderson Kaiser
sao jose dos campos Memorial aeroespacial brasileiro
Compartilhe:

Fomos conhecer o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) em São José dos Campos e vamos contar o que encontramos por lá. Quem gosta de aviação e aeronáutica está um pouco órfão aqui em São Paulo de exposições desse tipo.

Recentemente tivemos a noticia que o Museu Asas de um Sonho, em São Carlos, foi fechado e sem previsão de reabertura. Então temos que nos agarrar a qualquer oportunidade que temos de visitar esse tipo de atração enquanto podemos.

Fundado em 2004 pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica, o Memorial Aeroespacial Brasileiro possui diversos aviões em sua mostra, inclusive alguns dos primeiros fabricados no Brasil para uso Civil e Militar.

sao jose dos campos Memorial aeroespacial brasileiro

Logo na entrada já é possível observar os aviões que fazem parte da mostra. Dentre eles temos alguns históricos, como o Bandeirante, da Embraer, o CBA-123 (Cooperação Brasil Argentina), que foi um dos aviões considerados inovadores pelo seu tipo de turbina “ao contrário” e até um caça da Força Aérea Brasileira.

memorial aeroespacial brasileiro jato

O acervo externo também possui réplicas de alguns foguetes do Programa Espacial brasileiro, incluindo uma em tamanho real do VLS (Veículo Lançador de Satélites).

memorial aeroespacial brasileiro vlc

O Acervo Interno do Memorial Aeroespacial Brasileiro, além de mostras voltadas à Aeronáutica possui, também alguns outros temas como: Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas. Lembre-se que o Memorial está sob o Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica, portanto outras áreas são exploradas por eles.

Cada área é dividida dentro do galpão de exposição e em cada uma você irá encontrar algo bem interessante.

Na seção Aeronáutica temos o segundo protótipo do Bandeirante, primeiro avião desenvolvido e fabricado no Brasil.  Além de motores, roupas, e até um modelo de banco ejetável.

sao jose dos campos memorial aeroespacial brasileiro bandeirante

A parte relacionada à Defesa possui mísseis, balas, bombas e torpedos que eram utilizados tanto em aviões quanto em artilharia terrestre. Não possui muitos objetos, mas possuem  algumas réplicas interessantes, como um míssil cortado, mostrando o interior do objeto.

sao jose dos campos memorial aeroespacial brasileiro missil

Relacionado à área Espacial, temos boa parte da mostra voltada à ela, com algumas outras réplicas dos foguetes das missões brasileiras, além de alguns satélites, incluindo uma réplica do famoso Sputnik.

sao jose dos campos memorial aeroespacial brasileiro sputinik

Réplicas de Foguetes com o Sputnik à esquerda, no canto superior

Ainda é possível encontrar uma “pequena” mostra em homenagem á Santos Dumont. Me refiro à “pequena” pois a mostra é toda feita com miniaturas de objetos,dos protótipos dos aviões de teste até chegar ao 14-Bis.

sao jose dos campos memorial aeroespacial brasileiro 14Bis

No geral o local é bem interessante e está à apenas 1 hora de São Paulo. Possui uma boa variedade de objetos e é uma boa diversão para quem gosta de tecnologia, aviação e assuntos relacionados à exploração espacial.

Na área externa ainda existe um monumento em homenagem aos técnicos que morreram na missão espacial que explodiu, e que ficou conhecido por Tragédia de Alcântara.

sao jose dos campos memorial aeroespacial brasileiro monumento alcantara

Uma ultima coisa interessante sobre o Memorial Aeroespacial Brasileiro é a paisagem. Ele fica em uma área próxima ao Aeroporto de São José dos Campos, e em um terreno com um lago ao fundo. Uma vista bem interessante para se ver após a visita ao Memorial.

sao jose dos campos memorial aeroespacial brasileiro vista

Onde: Av. Brigadeiro Faria Lima – São José dos Campos
Preço: Grátis
Horário: Sáb / Dom e Feriados das 9:00 às 17:00 – Durante a semana as visitas são apenas com horário agendado.
Site para mais informações e agendamento ao Memorial Aeroespacial Brasileiro: www.mab.cta.br

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário