Home America do SulBrasil Itu – Roteiro de 1 Dia onde Tudo é Exagerado

Itu – Roteiro de 1 Dia onde Tudo é Exagerado

por Anderson Kaiser
itu semaforo gigante
Compartilhe:

Itu é uma pequena cidade no interior de São Paulo que tem mania de grandeza, e ficou famosa por seus exageros e objetos enormes por todos os cantos. Fica a aproximadamente 100 Km de São Paulo e um bom destino para se passar 1 dia inteiro. Fomos visitar a cidade e contamos o que fizemos por lá.

Itu é considerada uma Estância Turística e possui uma grande diversidade de locais interessantes para se conhecer. Considerada o “Berço da República” por ter sido local de grandes encontros para a criação do Partido Republicano, e posteriormente da Proclamação da República.

O que encanta nessa pequena cidade é o que realmente a deixou famosa, ou seja, os pontos turísticos exagerados que estão espalhados por toda a região.

Começando pelo famoso Orelhão, localizado na praça Padre Miguel, é um dos pontos de paradas para fotos de turistas na cidade. A praça é a principal no local e é onde está localizada a Igreja da Matriz Nossa Senhora da Candelária.

itu orelhao

O famoso Orelhão na Praça da Matriz

Itu possui uma grande quantidade de Igrejas e é chamada de “Roma Brasileira” com sua arquitetura toda voltada ao Barroco.

itu igreja nossa senhora da candelaria

Algumas outras praças possuem também atrações, como a Praça da Independência, onde aos finais de semana abriga uma feirinha de artesanatos dos moradores. Nesta praça também que se encontra a Igreja do Carmo, mas a atração do local é mesmo as palmeiras, e a estátua de Domingos Fernandes, fundador da Cidade de Itu.

itu semaforo gigante

O Semáforo Gigante também é uma atração na Praça da Matriz

Se quer continuar vendo os exageros da cidade, não deixe de visitar a Praça dos Exageros, onde diversos objetos estão espalhados pelo local, incluindo uma estátua do humorista Francisco Flaviano de Almeida. Foi a pessoa que iniciou a história toda de Itu ser a cidade dos exageros.

Roteiro Histórico

Itu, além dos exageros, conta com um bom acervo histórico e diversos museus para se visitar. Um dos mais importantes é o Museu Republicano. Mas existem diversos outros locais que merecem ser visitados, como: A Casa ImperialFábrica São Luiz, Museu da Energia, Cruzeiro São Francisco, Museu da Música, e Antiquários.

itu museu republicano

Gastronomia

A gastronomia no local é bem diversificada, e os principais pontos estão também entre a Praça da Matriz e a Praça da Independência. Ali você encontrará a maioria dos locais para fazer uma excelente refeição.

Um dos locais mais “badalados” é o famoso Bar do Alemão, mas nós procuramos sempre fugir desse tipo de local e ir conhecer os restaurantes da cidade. Onde os moradores da região comem normalmente. Dê uma volta pela cidade, você irá encontrar locais bem interessantes nos arredores.

Passeios

Além de conhecer esses locais, Itu possui uma boa quantidade de passeios para você ficar em contato com a Natureza. Bem próximo do centro da Cidade, está o Parque Geológico do Varvito.

parque geologico do varvito em itu

E se estiver procurando algo para fazer em família e colocar as crianças em contato com animais e natureza, conheça a Fazenda do Chocolate, à 20 minutos do centro.

fazenda do chocolate em itu

Alguns outros locais como a Estrada do Parque, Bosque Alceo Geribello e alguns Viveiros encerram o contato com a natureza em seu passeio por Itu.

Nosso Roteiro

Nosso roteiro em Itu foi na verdade bem simples. Chegamos na cidade bem cedo e logo fomos conhecer a Praça da Matriz. Local onde temos o Orelhão, o Semáforo e a Igreja Nossa Senhora da Candelária.

De lá fomos para a Praça da Independência, onde a feirinha de artesanato já estava montada. Visitamos a praça e voltamos para conhecer o Museu Republicano de Itu.

museu republicano de itu

Fomos conhecer outras praças na região, incluindo a Praça dos Exageros, e de lá partimos para o Parque Geológico do Varvito.

parque geologico varvito parede

Por fim, pegamos a estrada de volta para ir até a Fazenda do Chocolate, onde iríamos almoçar (já no meio da tarde) e finalizar o dia com um café da fazenda e ver alguns animais e uma boa paisagem.

fazenda do chocolate em itu

Resumo

Itu é uma cidade pequena, mas que possui uma boa quantidade de atrações e você consegue passar um dia inteiro no local aproveitando tudo o que a cidade tem para oferecer. Entre museus e passeios ao ar livre, dá pra fazer tudo em um dia.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário