Home America do SulArgentina Feira de San Telmo em Buenos Aires

Feira de San Telmo em Buenos Aires

por Anderson Kaiser
buenos aires feira san telmo
Compartilhe:

A famosa Feira de San Telmo em Buenos Aires é uma verdadeira atração turística.  Só acontece aos Domingos e recebe mais de 20 mil pessoas. Então você pode imaginar que ela é um pouco concorrida. No entanto, tem uma série de atrações e barraquinhas para todos os gostos.

buenos aires feira san telmo

A Feira de San Telmo fica na Praza Dorrego, no cruzamento da Calle Defensa com a Humberto I. Isso deve ser suficiente para explicar para qualquer argentino onde você quer ir. Mas, qualquer taxista deve saber te deixar lá sem maiores problemas.

Ela começa na Dorrego, e se estende por toda a Calle Defensa, até chegar a região central de Buenos Aires, na Plaza de Mayo. Isso já é um excelente roteiro pra você conhecer a Feira de San Telmo e depois ir conhecer dois outros pontos turísticos de Buenos Aires: A Plaza de Mayo e a Casa Rosada.

História da Feira de San Telmo

A Feira de San Telmo (seu nome oficial é Feria de San Pedro Telmo) começou a ser montada na Praza Dorrego em Novembro de 1970. No início eram apenas 30 barraquinhas vendendo antiguidades.

Totalmente voltada à produtos antigos, os comerciantes se inscrevem e participam de um sorteio, quando novas vagas são liberadas. Para se entrar na feira é necessário que os artigos vendidos sejam de antes dos anos 70.

Ah, mas eu só vou encontrar antiguidades na Feira de San Telmo?

Claro que não. Se oficialmente apenas antiguidades são aceitas e vendidas na feira, por toda a Calle Defensa você encontra barracas vendendo artesanatos, objetos de decoração, roupas, acessórios e comida.

buenos aires feira san telmo

Uma outra atração não diretamente relacionada à Feira de San Telmo são os prédios e a arquitetura por toda a rua e seu arredores. Os prédios antigos formam uma excelente paisagem, com sua arquitetura preservada e fachadas antigas.

Algumas ruas ao redor da Calle Defensa também são tomadas por barracas e vendedores, que se espalham por todas a rua. Note que na Defensa e em algumas outras ruas os carros não passam. Mas quando você vai se aproximando do centro (sentido Plaza de Mayo) os cruzamentos não são interditados, então tome cuidado.

Não podemos deixar de mencionar também o famoso Tango (ou Milongas). Por toda a feira você verá pessoas dançando para chamar a atenção do turista, e conseguir algumas gorjetas. Não raro é eles puxarem os turistas para dançar junto. Se você não dança bem, apenas solte o corpo e passe vergonha, como qualquer bom turista. 😉

buenos aires feira san telmo milonga

Por toda a Defensa, você também encontra diversos mercados e galerias, com alguns restaurantes e muito comercio de produtos locais. Desde móveis antigos até frutas e legumes típicos. Lembre-se que apesar de atrair bastante turistas, ela também é feita para os portenhos.

Mafalda

Além de comprar antiguidades e artesanato, muitos turistas vão à Feira San Telmo para tirar foto com um dos mais famosos personagens das histórias em quadrinhos da Argentina. A Mafalda.

No cruzamento entre a rua Defensa com Chile, se encontra a estátua da personagem Mafalda. Sentada em um banquinho branco, é uma das paradas obrigatórias para turistas de todo mundo, que fazem fila para tirar uma foto com ela.

buenos aires feira san telmo mafalda

E realmente tem fila viu. Não costuma ser demorado, mas com certeza você irá ficar ali uns 15 / 20 minutos para poder tirar sua foto com a estátua.

Comida

Poderíamos falar sobre dezenas de restaurantes espalhados por toda a Feira de San Telmo. Mas não vamos. Nossa dica vai ser outra. Sim, tem comida para todos os gostos, e muitos restaurantes que servem os típicos pratos argentinos, com excelentes cortes de carne.

Mas gostamos de “podrões”, comida de rua, coisas típicas, baratas e gordurentas, que fariam um cardiologista ter um infarto. Por esse motivo, não deixe de experimentar um autêntico Choripán. Também chamado de Chori, nada mais é que duas fatias de pão com um chouriço dentro, geralmente temperado com molho chimichurri ou salsa criolla.

feira san telmo buenos aires shoripan

Confie em nós, deixe para comer um bom corte argentino em um dos tantos outros restaurantes espalhados pela cidade. Na Feira de San Telmo, coma um Choripán. Deu até água na boca agora.

Informações Sobre a Feira de San Telmo

Quando: Todos os Domingos, das 10:00 às 17:00
Quanto: Grátis – Feira de Rua
Onde: Começa na Praça Dorrego e se estende por toda a Calle Defensa.
Comida: Existem restaurantes aos montes por toda a rua, mas recomendamos um Choripán.
Site: Quer saber mais sobre curiosidades da Feira de San Telmo? Visite o site oficial.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário