Casa Rosada em Buenos Aires – Visita Guiada

Compartilhe:

A Casa Rosada é a sede da presidência da república Argentina, em Buenos Aires.  Recebe esse nome por sua cor levemente rosa. E por ser a sede do governo, atrai uma boa quantidade de turistas e curiosos ao local. Não só por esse motivo, mas por sua bela arquitetura e imponência também.

No entanto, você sabia que é possível fazer um tour guiado por toda a residência aos finais de semana? E sabia também que ele é grátis? Acompanhe nossas dicas para sobre o local e como se inscrever.

casa rosada buenos aires
Portão de Entrada Frontal da Casa Rosada

Localização

A Casa Rosada está localizada na Plaza de Mayo, na região central de Buenos Aires. É uma região de fácil acesso, e você chega à ela tranquilamente, vindo de diversas direções. Está próxima à muitos outros pontos turísticos da região, como as Galerias Pacífico, o Cafe Tortoni. Sem contar as principais avenidas, como a 9 de Julio e Avenida de Mayo.

buenos aires plaza de mayo

Se quiser ir de metrô, não tem problema nenhum, ela é rodeada de estações. Bem ao lado dela, está a estação Plaza de Mayo (Linha A). Se você estiver em outras linhas, você pode escolher entre as estações: Bolivar (Linha E), Peru (Linha A) e Catedral (Linha D).

A Casa Rosada também está localizada próxima à um outro ponto turístico de Buenos Aires, o Puerto Madero. Então você vai descobrir que é extremamente simples chegar até ela. Na verdade, dependendo do seu trajeto, você irá passar por ela varias vezes durante suas andanças por Buenos Aires.

casa rosada buenos aires parcial

Um Pouco de História

Você sabia que a Casa Rosada quase foi destruída? Pois é. Em 1937 o então presidente (Agustín Pedro Justo) ordenou que ela fosse destruída para que a Avenida de Mayo chegasse até o Puerto Madero. Em 1938 começou de fato a demolição, mas por sorte foi o ano em que outro presidente (Roberto Marcelino Ortiz) iniciava seu mandato. Ele então interrompeu a demolição e manteve o prédio construído. Porém, a parte que foi ligeiramente destruída, a ala sul, nunca foi reconstruída.

casa rosada vista lateral bandeira
Vista da Lateral da Casa Rosada. Porta de Entrada do Presidente

Com certeza a demolição da Casa Rosada seria uma perda para Buenos Aires. E para nós turistas, é claro. É um dos prédios mais imponentes da capital Argentina, e um dos mais bonitos também. Alias, a Casa Rosada como conhecemos hoje só começou a ser construída em 1882, e foi finalizada em 1898. O local então foi pintado de rosa, que é a cor mantida até hoje.

Há uma lenda que diz que a cor rosada é uma junção de vermelho e branco, cores-símbolo de dois partidos políticos. Já existem outras histórias que contam que o vermelho vem do sangue daqueles que lutaram pela independência.

Visita Guiada pela Casa Rosada

Mas agora vem o que achamos ser o mais interessante do local. Você pode fazer uma visita Guiada durantes os finais de semana pela Casa Rosada. E o melhor de tudo? É grátis.

O palácio é bem conhecido pelo seu grande acervo de pinturas e esculturas, além da sua arquitetura. Abriga também o Museu da Casa do Governo, com material relacionado aos presidentes da Argentina.

Acabamos descobrindo o tour por acaso. Fomos fazer a tradicional visita para fotos na Casa Rosada quando vimos um toldo com uma fila de pessoas. Por pura curiosidade chegamos perto e fomos informados do agendamento e da visita Guiada.

casa rosada buenos aires toldo visita monitorada
Foi graças à esse toldo e essa fila de gente que descobrimos a visita guiada

Como Agendar a Visita?

A visita guiada à Casa Rosada é feita exclusivamente com agendamento. Você se cadastra no site, coloca suas informações e escolhe um horário. São formados grupos para cada horário escolhido (o que ocorre de 30 em 30 minutos) e na hora agendada você ganha acesso ao salão da Casa Rosada, onde passa por uma revista e depois conhecerá o guia que irá acompanhar o grupo.

Para fazer o agendamento, você precisa se cadastrar através do Site de Visitas Guiadas da Casa Rosada. Escolhe o dia e horário e a quantidade de pessoas com você, e depois preenche o cadastro com seus dados pessoais. Há a possibilidade de se fazer o tour em Inglês, em alguns dias e horários específicos. Mas se você arranha no Portunhol (assim como nós que falamos duas palavras em espanhol) não terá problemas com os guias.

O que esperar da Visita Guiada à Casa Rosada?

Podemos dizer que é um dos passeios mais interessantes que fizemos em Buenos Aires. Se a Casa Rosada é famosa por sua arquitetura e por seu acervo cultural, espere ver todo esse conteúdo e toda essa beleza pelo lado de dentro.

Começamos o tour pela entrada principal, onde nos é contada a história da casa, a divisão dos edifícios, que antes eram separados, e somos levados ao primeiro andar, onde já começa a visita pelas salas e gabinetes. Não sem antes passarmos pelo mezanino, que tem uma bela vista do Jardim Interno.

 casa rosada buenos aires visita monitorada jardim

É impressionante ver as salas, os móveis e toda a decoração que até hoje é mantida desde que a Casa Rosada foi construída. Muitos dos objetos que estão ali hoje já estavam bem antes de iniciarem a construção do local, quando ainda pertenciam ao Reinado.

casa rosada buenos aires visita monitorada moveis

Algumas das salas como a Sala da Presidência e a Sala da Vice-Presidência não são permitidas fotos. Mas você pode entrar nessas salas durante o tour. Em todas as demais dependências, fotos e vídeos são permitidas.

casa rosada buenos aires visita monitorada mesa
Nós nunca vimos uma mesa tão bem limpa e lustrosa quanto esta. Faria nossa mãe morrer de inveja.

O mais interessante é que todos esses móveis são de fato utilizados pelas pessoas que frequentam a Casa Rosada. Ou seja, o presidente, os ministros, o vice-presidente etc.

casa rosada buenos aires sala de conferencias

Obras de arte e quadros com valores inestimáveis estão ali, quase tão perto a ponto de serem tocados. Obras de artistas famosos, e até mesmo obras de artes famosas. Diversas galerias dedicadas à artistas e pessoas públicas, como o Salón Evita Perón, por exemplo.

casa rosada buenos aires salon evita peron
Salón Evita Perón

Uma curiosidade é que por todas as salas, vemos seguranças. Mas o mais interessante é que por todo o caminho o grupo é acompanhado, de forma discreta, por um dos guardas da presidência.

buenos_aires-casa_rosada-guarda

Ao final, você é “deixado” no “Salão dos Presidentes” (por falta de um nome mais oficial que acabamos não lembrando). É o salão onde os bustos de todos os presidentes da Argentina estão espalhados. Não espere encontrar os atuais presidentes por lá. Eles só são colocados 10 anos após o mandato do presidente terminar. Então durante nossa visita o ultimo que encontramos foi o do Néstor Kirchner.

Resumo

Conhecer a Casa Rosada é um passeio obrigatório em Buenos Aires. No entanto, é mais do que recomendado fazer a Visita Guiada. Você acaba conhecendo um pouco da história da Argentina, sem mencionar a bela arquitetura, as inúmeras obras de arte e a grande quantidade objetos históricos espalhados por toda a residência.

Visitas Guiada à Casa Rosada

Quando: Sábados, Domingos e Feriados – das 10:00 às 18:00
Quanto
: Grátis
Como:
Agendamento pelo Site.

Você também pode visitar o site da Casa Rosada para informações.

Visita ao Museo da Casa Rosada.

Quando: Quarta a Domingo – das 10:00 às 18:00. Entrada até as 17:30.

Faça sua Viagem com o nosso Blog e com nossos parceiros Você não paga nada mais por isso. Pelo contrário, algumas parcerias oferecem descontos e ótimas ofertas. E você ainda ajuda o blog a continuar postando conteúdo de qualidade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook

Comente com o Facebook

Um comentário em “Casa Rosada em Buenos Aires – Visita Guiada

  • 23/11/2016 em 9:13 pm
    Permalink

    Estou indo para Buenos Aires e não sabia que era possivel conhecer a Casa Rosada. Adorei as fotos e não vejo a hora de conhecer ela. Já entrou no nosso roteiro. Valeu a dica.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *