AVIS – A Terrível Experiência em Orlando

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Fomos para Orlando e alugamos um carro com a AVIS por lá. Chegamos a comentar sobre alugar ou não um carro em Orlando. Mas o que não comentamos foi a terrível experiência que tivemos com a AVIS durante a viagem. Confira tudo o que aconteceu.

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Sempre fizemos a locação de carros com a Hertz por questões de preferência e por que eles sempre oferecem descontos devido ao nosso programa de fidelidades (e também pontuavam diretamente em nosso programa). Mas, nessa nossa infinita busca pela viagem barata, as vezes nos deparamos com alguma promoção que não podemos recusar.

Pois bem, sempre ouvimos falar bem da AVIS e poucos foram os relatos de problemas com a locação deles. E uma das coisas que achamos interessante no sistema de locações é que eles permitem o pagamento antecipado da locação. Algumas outras locadoras só fazem a cobrança na retirada do carro em casos de locações internacionais. Ou seja, ajuda bastante quando você se planeja, pois você pode pagar a locação antecipada, pois pode alugar o carro com antecedência, e não levar mais essa dívida em sua viagem.

Problemas com Pagamento

Chegamos ao Aeroporto de Orlando e nos dirigimos ao guichê da AVIS para verificar onde deveríamos retirar o carro, e foi ai que os problemas começaram.

Primeiro, mesmo com o pagamento antecipado da locação, eles ainda exigem que seja feita uma reserva no cartão de crédito (o popular depósito calção) para quaisquer eventuais problemas. Esse é um procedimento padrão de todas as locadoras e até ai nada de mais. No entanto, o sistema deles se baseia no cadastro do cliente para fazer o débito no cartão, e com isso começou o primeiro enrosco, pois o sistema convertia U$ 100.00 (valor da reserva) em Reais, e tentava me cobrar em Reais.

Sabe-se que os bancos brasileiros não permitem (em função de nossa legislação) que débitos internacionais sejam feitos em moeda  nacional. Ou seja, compras nos Estados Unidos não podem ser convertidas em Reais, devem ser feitas em Dólar. Como o débito foi negado, fui enviado à outro guichê para resolver o problema. Bom, nada feito uma vez que o problema não eram as pessoas, e sim o sistema. Fui enviado novamente ao primeiro guichê e informado que eu deveria fazer o depósito em DINHEIRO.

Como eu já havia feito o pré-pagamento, considerei a possibilidade de cancelar a locação e pegar o carro em outra locadora, mas ponderei todo o transtorno que teria com o cancelamento e resolvi pagar. MAS, o depósito em dinheiro deveria sem no valor de U$ 200. 200? Mas não era 100 no cartão? Sim, mas no cartão eles podem “cobrar a mais ou a menos na devolução, e no dinheiro não”, segundo eles. Não concordei muito com a desculpa, mas paguei.

Já achei isso um ponto negativo para a AVIS, pois geralmente quando levamos dinheiro ele sempre está certinho de acordo com nosso planejamento. Mas, uma vez pago, me informaram onde o carro estava estacionado e fui até o local.

O Carro

O carro estava lá, mas SUJO. Não nos importamos em pegar um carro que esteja sujo por fora, mas o carro estava sujo POR DENTRO. Notava-se que  a limpeza tinha sido feita de uma forma bem superficial, se é que foi feita. Ainda tinha sujeira dentro do carro e nos compartimentos por toda parte.

Em nosso primeiro dia fomos até o Kennedy Space Center, e pegamos estrada com o carro. Pegar estrada acaba sujando os vidros de certa forma e como eles já estavam sujos, fui limpá-los e não tinha água no reservatório. Ou seja, o “limpador” foi ativado e espalhou mais a sujeira, deixando a visibilidade pior. Pode parecer implicância, mas não achamos que deveríamos abrir o motor quando alugamos um carro  para ver se tudo está em ordem. Segundo ponto negativo para a AVIS.

Fora esses detalhes, não tive nenhum outro problema com o carro e tudo correu bem.

Devolução

 A devolução estava indo bem até irmos ao guichê para imprimir o recibo. Lembra daquele depósito de U$ 200? Então, fomos informados que os caixas NÃO DEVOLVEM DINHEIRO, e que nós receberiamos um cheque em nosso endereço cadastrado dentro do prazo de 3 (TRÊS) SEMANAS. Vamos lá, quando chegamos deixamos dinheiro com eles, no caixa, e quando voltamos eles não tem dinheiro em caixa para nos devolver? Temos que esperar 3 semanas para receber um cheque, provavelmente internacional, que teremos que ir ao banco para depositar ou sacar e provavelmente enfrentar burocracia por não ser um cheque nacional? E pior, ainda ter que pagar imposto sobre o valo.

Além disso (sim, teve mais) ao receber o recibo, descobrimos que nos cobraram U$ 9.00 por que nós não usamos o programa de fidelidade deles e solicitamos o envio dos pontos para o meu programa. Sério mesmo? O_O

Eu nunca tinha visto isso com outras locadoras, por exemplo. A Hertz manda os pontos direto para nosso programa sem descontar ou nos cobrar nada.

A Saga

Se você pensa que terminou, está muito enganado. Lembra aquelas 3 semanas de prazo que nos deram para receber o cheque? Pois bem, esperamos e nada. Entramos em contato com eles, e nos informaram que (usando as palavras deles): “acusamos o depósito feito e informamos que o prazo para envio do cheque é de 45 dias uteis”. Sim gente, 45 dias UTEIS.

Se não considerarmos feriados, isso da quase três meses. Mas, já estávamos de volta e não tinha muito o que ser feito. Agora eu lhes pergunto, vocês acham que depois dos 45 dias, recebemos o cheque? Claro que não.

E lá fomos nós de novo, mandar outro e-mail mal-criado para a AVIS. Nos pediram mais 10 dias UTEIS, para encaminharem uma resposta. Não o cheque, e sim um parecer sobre o que estava acontecendo.

No momento que escrevemos esse post, já se passaram 6 meses que fomos à Disney e sequer vimos a cor desse tal de cheque. Adoraríamos finalizar esse post com um final feliz, ou pelo menos com um final. Mas graças à AVIS, isso ainda não será possível.

Resumo

Esta foi a nossa primeira experiência com a AVIS, e com certeza será a ultima, não importa a promoção que eles nos ofereçam ou o argumento que usem. Algumas coisas podem até ser implicância de nossa parte, mas o “conjunto da obra” tornou nossa experiência com essa empresa péssima.

Nenhum desses problemas até hoje tivemos com a Hertz, por exemplo, que costumamos usar com bastante frequência em nossas locações. Perderam um cliente e não vamos indicá-los para ninguém que nos pergunte.

O único ponto positivo deles foi a possibilidade de fazer o pré-pagamento, e isso acabou se tornando pior do que o imaginado.

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