Home America do SulBrasil Monte Verde em Minas Gerais

Monte Verde em Minas Gerais

por Anderson Kaiser
Monte Verde em Minas Gerais
Compartilhe:

Monte Verde é um desses destinos fascinantes que tem atividade para todos os públicos. Confira algumas de nossas dicas sobre o que fazer, onde ficar e quais as atrações da cidade.

Por sua proximidade com São Paulo, Monte Verde é bastante frequentada por paulistas que querem fazer um bate-volta para um local não muito longe. No entanto, também é um destino legal para se passar alguns dias. Nós já fizemos os dois. Nossa primeira viagem para lá foi para ficar alguns dias na cidade e na segunda vez, fomos e voltamos no mesmo dia.

Como Chegar à Monte Verde?

Monte Verde está localizada em Minas Gerais e pertence ao município de Camanducaia. Está a aproximadamente 160 quilômetros do centro da capital paulista. Por esse motivo é um destino bem procurado aos finais de semana para quem quer curtir o clima das montanhas.

Saindo de São Paulo, o melhor caminho é pela Rodovia Fernão Dias (BR-381) sentido Minas Gerais. Entre em Camanducaia na saída 918 e siga as placas para a Rodovia Dep. Agostinha Patrus, mais conhecida como Estrada para Monte Verde.

Mapa de São Paulo para Monte Verde em Minas Gerais

Este último trecho é um pouco mais demorado pois a estrada é íngreme e mão única, o que requer um pouco mais de atenção. Lembre-se que você está subindo a serra.

Onde se Hospedar em Monte Verde?

Se você pretende passar alguns dias em Monte Verde, é importante se programar e conhecer algumas das opções que terá por lá. Por seu estilo mais montanheiro e até romântico, o tipo de hospedagem mais comum na cidade são as pousadas.

A avenida principal possui algumas, mas você também encontra muitas outras pelas ruas próximas e até um pouco mais afastadas da agitação. Nossa escolha quando fomos foi pela Pousada Jardim das Montanhas.  Escolhemos esta por não ser no centrinho, e por estar em um local mais tranquilo.

Apesar disso, ela oferecia um bom preço e chalés individuais, com lareira e banheira com hidro-massagem. Café da manhã incluso e piscina aquecida.

Pousada Jardim das Montanhas

Se você quiser ficar mais próximo do centrinho, ou não for de carro para a cidade, procure ficar em alguma hospedagem na Avenida Monte Verde. Entre elas sugerimos algumas como Chalé LanelliCaluan Apartment, Apart Avenida e o Maison Bleue Suites.

Se estiver procurando um local mais tranquilo, procure algumas pousadas fora da avenida principal. Elas são mais individuais e até românticas. Nós também ficamos no Chalés Lauterbrunnen, e até fizemos um review da nossa estadia com eles. Veja todas as opções de hotéis, pousadas e chalés em Monte Verde nesse link.

Chalés Lauterbrunnen em Monte Verde Minas Gerais - Ano Novo em Monte Verde
O Que Fazer em Monte Verde?

Procurando algumas dicas e informações, encontramos muitos locais dizendo que “Monte Verde é uma cidade de apenas uma rua”. Essa afirmação não poderia estar mais errada e até injusta.

A Avenida Monte Verde é sim a principal localização da cidade, pois é onde está todo o comércio, lojas de doces, souvenires,  bares e restaurantes. Mas fora esse pequeno roteiro de compras e gastronomia, a cidade tem muito a oferecer.

Gastronomia: Tudo bem, vamos começar pelo mais fácil e falar de comida. E essa é com certeza uma das principais atrações da cidade. Entre bares e restaurantes, o prato mais oferecido na cidade são caldos e o famoso fondue. Por causa do seu clima gelado da montanha, praticamente todos os locais oferecem essas opções de refeição.

No entanto, nós preferimos os pratos típicos e comemos quase todos os dias o Tutu de Feijão. Ok, alguns dias até nos aventuramos em outras coisas. Nossa sugestão de restaurante nesse sentido é o Galinha da Roça. Ele fica bem no começo da Av. Monte Verde, perto do portal da cidade.

Restaurante Galinha da Roça

Aos finais de semana, eles também oferecem buffet onde se pode comer à vontade.

Compras: Na Av. Monte Verde é onde você encontra todo o comércio turístico da cidade. Lojas de roupas e lembrancinhas estão espalhadas por toda sua extensão. No entanto, a grande maioria do comércio da cidade é voltado aos produtos típicos de Minas Gerais: doce de leite, cachaça, licores, queijos, geleia. Essas lojas estão por toda parte, e todas possuem quase o mesmo preço. Então basta escolher a mais vazia e entrar.

Passeios: Bom, vamos finalmente falar dos passeios. Se você pretende ficar mais do que um dia na cidade, provavelmente irá se interessar por conhecer alguns dos pontos turísticos de lá. Logo que chegar, você já consegue ver duas atrações: o Portal de Monte Verde, que é passagem obrigatória, e ao lado dele a Roda D’água, um lago  contornado por um bosque, possui trilhas para caminhar pela margem.

A próxima parada é com certeza o Centro Comercial.  É a já mencionada Avenida Monte Verde, onde está todo o comércio, lojas e restaurantes da cidade.

Centro Comercial de Monte Verde em Minas Gerais

Ainda nas proximidades da avenida principal, não deixe de visitar a Máquina à Vapor. Até 1960 era a unica fonte de energia da cidade, até ser “aposentada” e o local receber iluminação pública.

Ainda no mesmo dia é possível conhecer o Mirante do Aeroporto. Ainda hoje é o mais alto aeroporto do Brasil com 1560 metros de altitude. Apesar do aeroporto ser apenas uma pista de pouso para aviões de pequeno porte, o mirante permite visualizar toda a vila.

Não deixe de visitar também a Vila dos Esquilos no Shopping Celeiro. Se você nunca viu um esquilo, tem boa chance de encontrá-los por lá, que vão até bem perto dos turistas para pegar comida.

Vila dos Esquilos em Monte Verde - Minas Gerais

Trilhas: Se estiver procurando um pouco mais de aventura na sua ida à Monte Verde, você pode conhecer algumas trilhas.  As duas principais são:

  • Trilha do Pinheiro Velho: Trilha de fácil intensidade, passa por dentro de mata nativa que vai desde a entrada da cidade até o aeroporto. Possui 5 entradas que podem ser exploradas. A mais próxima fica em frente à Máquina à Vapor. Pode ser feita à pé ou de bicicleta, e não tem restrição de idade. Além disso, é uma trilha auto guiada. Mais informações e mapa interativo neste link.
  • Trilha do Parque Ecológico Verner Grinberg: As trilhas mais procuradas de Monte Verde ficam dentro desse parque. São elas: Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado. As trilhas são auto guiadas, e podem ser feitas sem acompanhamento. Só se atente que algumas exigem um pouco mais de preparo e nem todas são consideradas de fácil intensidade. Você encontra mais informações sobre elas no Guia de Monte Verde, neste link.

Além das trilhas à pé, você tem opção de fazê-las de Moto, Quadriciclo e até de 4×4. Você encontra empresas que oferecem esse serviço em diversos pontos do centro. Do topo da serra você pode ver toda Monte Verde, Campos do Jordão e outras cidades do Vale do Paraíba.

Visita Guiada à Cervejaria: Monte Verde tem sua própria cervejaria e você pode fazer uma visita guiada à fábrica.

Fritz Cervejaria em Monte Verde Minas Gerais

A visitação à Fabrica da Fritz Cervejaria é de Quarta à Sexta às 19:00 e Sábado às 13:00. Custa R$ 35,00 (Agosto/2018) e o agendamento deve ser feito no bar da própria cervejaria, ao lado da fábrica. Veja todos os detalhes no site da Fritz Cervejaria.

Você também pode aproveitar para ir conhecer uma pista de Patinação no Gelo, que fica no fim da Avenida Monte Verde. Abre de Quinta à Domingo, então se você estiver aproveitando um fim de semana na cidade, pode ir lá se aventurar e escorregar um pouco.

Quantos dias ficar em Monte Verde?

Responder à essa pergunta depende bastante. Tem diversas coisas pra se fazer em apenas um dia na cidade. É possível conhecer várias atrações turísticas, comer bem e até fazer uma trilha.

Mas se você quiser aproveitar mais as diversas atrações da cidade, com certeza serão necessários de dois à três dias por lá.  Você não consegue fazer todas as trilhas no mesmo dia. Algumas são continuação de outras, então é até possível prolongar a caminhada e fazer duas ou até três.

É importante mencionar também que Monte Verde é uma cidade turística mas com uma particularidade, durante a semana ela é bem vazia, e começa a ficar mais movimentada aos finais de semana. Na sexta-feira começam a chegar os ônibus de excursão que vão lotando a cidade. Aos sábados e domingos temos os turistas que fazem bate-volta.

Então uma de nossas dicas é: se quiser aproveitar um passeio mais romântico em Monte Verde, vá durante a semana. Você vai encontrar a cidade bem vazia, e também irá poder fazer alguns passeios bem tranquilos. Em contrapartida, algumas lojas e restaurantes só abrem a partir de Quinta-Feira na cidade. Mas com tantas opções, você sempre irá encontrar locais abertos.

Nós também passamos o Ano Novo em Monte Verde. Confira no link nossas dicas e informações.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário