Home Dicas Passaporte – Como Tirar ou Renovar

Passaporte – Como Tirar ou Renovar

por Anderson Kaiser
passaporte
Compartilhe:

Passaporte é o documento essencial para o turista, pois apenas com ele você pode entrar em outros países desse mundão. Sabemos que países do Mercosul não exigem passaporte, mas é  muito melhor utilizá-lo do que depender apenas do RG.

Para todos os demais países, mesmo os que não precisam de visto, existe a necessidade de passaporte. Neste post vou descrever com obter ou renovar o passaporte de forma prática. Vou tentar ser o mais objetivo possível, mas procurando esclarecer as dúvidas de forma geral.

O passaporte é emitido pelo Departamento de Passaportes da Polícia Federal, e todo o processo é feito diretamente com eles. Hoje os passaportes são emitidos com validade de 10 anos, antes a validade do documento era de apenas 5 anos.

De uma forma geral o processo para retirada de passaporte é:

1 – Preenchimento do Cadastro no Site da Policia Federal;
2 – Pagamento da GRU;
3 – Após o pagamento, fazer o agendamento nos postos da Polícia Federal;
4 – Ir ao posto para foto / coleta de impressão digital;
5 – Retirada do Passaporte.

No Site da Policia Federal existem os passos (de 1 até 17) para concluir o processo de retirada do passaporte.

Como fazer a renovação do passaporte?

Não existe o termo “renovação”, na verdade. Se seu passaporte está vencido ou próximo à validade, um novo será emitido. O processo é o mesmo tanto para uma nova solicitação quanto para uma renovação. Todos os procedimentos deverão ser feitos novamente.

Observação: Quando você vai renovar seu passaporte, seu antigo é INVALIDADO. Certifique-se que entre a data agendada e a data que você irá pegar o novo não exista nenhuma viagem agendada. Lembre-se que o passaporte antigo não será mais válido. Isso quer dizer que você não consegue nem sair do país em nossa alfândega.

Qual a diferença entre passaporte de Urgência e de Emergência?

Muitas viagens aparecem de repente, seja por uma promoção imperdível ou até uma viagem de negócios marcada de ultima hora. Existem duas formas de “acelerar” o processo de obtenção do passaporte: Solicitar Urgência ou solicitar um Passaporte de Emergência.

Mas qual a diferença? Quando você precisa de agilidade no processo, mas não está com o prazo tão apertado, você pode Solicitar Urgência no seu atendimento. Você preenche o cadastro, faz o pagamento da GRU e em seguida vai à um posto da PF e pede por um agendamento de Urgência. Nesse caso o passaporte é entregue dentro do prazo normal. É útil quando as datas disponíveis para agendamento são bem longas. O passaporte é o mesmo e tem prazo de 10 anos.

Já o de Emergência é um processo um pouco diferente. Inicialmente você preenche o cadastro, especificando que precisa de um emergencial. Após isso, faz o pagamento da GRU e vai até o posto da Polícia Federal. O passaporte fica pronto em poucos dias, a diferença é que um passaporte emergencial tem validade de apenas UM ANO.

Observação: Em ambos os casos você precisa COMPROVAR que precisa de tal atendimento no posto da Polícia Federal. Não adianta chegar e pedir urgência no atendimento sem comprovar que realmente precisa. Leve passagens, reservas de hotéis, comprovantes etc para não ter problema.

No site da Policia Federal você encontrará  um pequeno guia do passo-a-passo. Cada link te levará à uma página onde todas as instruções acima estão em maiores detalhes. Existem poucas diferenças entre Adultos e Crianças. Os documentos para crianças são os mesmos, mas existem alguns a mais. Além disso, passaporte de crianças têm validade de 5 anos e não 10.

NOTA: Alguns países, como Estados Unidos, exigem que o passaporte tenha uma validade mínima de 6 meses. Por exemplo, se sua viagem for no dia 10/Janeiro e você for ficar 10 dias, seu passaporte tem que ser válido até o dia 21/Julho, pois a permanência permitida é de 6 meses. Países do Mercosul marcam seu passaporte em 3 meses. Portanto, observe a sua data de entrada e o prazo de viagem, para calcular a expiração do seu passaporte. Na dúvida, faça a renovação com antecedência para não viajar com as datas de expiração apertadas.

É isso, o processo não é tão complicado quanto parece e o prazo de entrega do documento costuma ser curto, entre 1 à 2 semanas. E, boa viagem. 😉

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário