Home Dicas Como Dirigir nos Estados Unidos

Como Dirigir nos Estados Unidos

por Anderson Kaiser
dirigindo nos estados unidos estrada
Compartilhe:

Algumas pessoas me perguntam sempre como é dirigir nos Estados Unidos. Apesar de não ser nada de mais, muitas pessoas ainda tem um certo receio ou dúvidas a respeito desse assunto. Além disso, muita gente procura saber a respeito de documentos necessários para se dirigir por lá.

Vou tentar detalhar aqui o máximo de informação possível, baseado em experiência em diversos estados. Apesar de existirem pequena diferenças entre as leis de alguns estados, basicamente para os motoristas, mesmo estrangeiros, tudo deve funcionar de forma idêntica.

Vamos começar pelo “mais importante”:

Preciso de Carteira de Motorista Internacional nos Estados Unidos?

NÃO. A PID (Permissão Internacional para Dirigir) não é exigida nem necessária nos Estados Unidos para turistas que irão dirigir por um curto período de tempo no país. Ou seja, se você irá ficar por algumas semanas, ou irá alugar o carro por apenas alguns dias, não precisa de uma carteira internacional. As locadoras apenas exigem que sua carteira esteja válida por todo o período em que você for ficar com o carro, mas apenas apresentar sua carteira de motorista já é suficiente. As locadoras geralmente pedem o número do documento e você precisa apresentá-lo quando for retirar o carro, mas nada além disso. Como turista, sempre tenha junto à habilitação seu Passaporte com o Visto, pois se for parado você precisará comprovar que está legalmente no país.

NOTA: Isso se aplica exclusivamente para os Estados Unidos. Cada país tem suas próprias leis. Por falar nisso, alguns lugares falam que estava em votação uma lei americana para obrigar os motoristas a portarem uma PID. Isso é verdade, mas até o momento não foi aprovada e aparentemente não será.

Dicas Iniciais

  • Os carros nos Estados Unidos são TODOS com câmbio automático. Você pode alugar um carro manual, mas pagará mais por isso.
  • ALUGUE um GPS. Você vai precisar. As vezes alugar um GPS na locadora de carros é mais caro que comprar um no Walmart ou Best Buy. Mas você pode economizar nesse ponto tendo um bom serviço de GPS Offline em seu Smartphone. Sempre recomendamos o HERE WeGo. Assim você não gasta com a locação do aparelho e economiza.

Dirigindo

  • A placa STOP é realmente para parar, e não obedecer à esse sinal rende multa e uma boa advertência da polícia. De verdade, apenas aquela “reduzida” não é parar para eles. Pare o carro, conte uns 5 segundos, olhe para os dois lados e saia.
  • Existem alguns cruzamentos que não possuem semáforo, mas todos os lados possui uma placa STOP.  Nesses casos a ordem é: quem chegou primeiro sai primeiro. Simples. Obedecendo a parada, a preferência será por ordem de chegada, não importa o lado, e eles realmente vão ficar parados até você sair se você chegou antes.
  • Virar à direita é permitido mesmo com o semáforo vermelho. Portanto em cruzamentos, deixe sempre a faixa da direita livre caso não vá virar, senão se prepare para as buzinadas. Sempre repare pois são poucos os que não permitem virar, e geralmente os que não permitem possuem uma placa escrito “No turn on Red“. Esses são os casos que não permitem virar.
dirigindo_estados_unidos-noturn

Exemplo de Placa Indicando que Não é Permitido Virar com o Semáforo Vermelho

  • O pedestre tem prioridade sempre. O semáforo de pedestre abre junto com o de carros. Ou seja, é comum o semáforo estar verde para carros e o semáforo de pedestres estar verde também no cruzamento. PARE e espere a travessia do pedestre, ninguém irá se incomodar ou brigar por você esperar a travessia.
  • As faixas são largas e bem sinalizadas, Sempre respeite a marcação no asfalto.
  • Em estradas, existem algumas observações. A faixa da esquerda é sempre a “fast-lane” ou seja, a faixa de ultrapassagem. Só dirija nela para ultrapassar, se estiverem te ultrapassando pela direita, você está na faixa errada.
  • Ainda nas estradas, geralmente as faixas bem à direita acabam virando as de saída para outras estradas, acessos à pontes etc, portanto observe as placas, pois próximo à saídas as faixas se duplicam e as da direita são apenas de saída.
  • Na maioria dos locais é permitido fazer “U Turn” ou seja, retornar para a pista contrária. Existem demarcações e espaços para isso, mas os retornos são permitidos, e poucos são os locais que proíbem, mas todos sinalizados.

Abastecendo o Carro

Abastecer o carro nos Estados Unidos é uma diversão á parte na primeira vez. Os postos não possuem frentistas, então é você mesmo que abastece.

O pagamento é feito com cartão de crédito e funciona da seguinte forma: Você passa o cartão na bomba de combustível, ela irá solicitar o ZIP Code, é o CEP de cinco dígitos, geralmente colocar o ZIP do hotel resolve, mas algumas operadoras de cartão bloqueiam essa funcionalidade. Se funcionar você abastece a quantia necessária ou desejada, e ao finalizar seu cartão é debitado no valor marcado.

Caso não aceite o ZIP code do hotel, será necessário ir na “loja de conveniência” e solicitar o valor desejado. Anote o número da bomba e peça ao atendente que você “quer abastecer U$ XX na pump X”. Ele irá liberar o valor “pré-pago” na bomba e você poderá abastecer,  quando atingir o valor a bomba para de funcionar.

É divertido na primeira vez. Eu demorei quase 20 minutos para me acertar com a bomba, o cartão não passou, tive que pedir para liberar U$ 50,00 e no final deu apenas U$ 35,00 e tive que voltar na loja e falar pra o atendente debitar apenas o valor mostrado e não o que eu tinha pedido.

Vai alugar um carro nos Estados Unidos? Veja a melhor cotação em nosso parceiro rentcars.com.

 Resumo

Dirigir nos Estados Unidos não é complicado, e eles respeitam muito as leis de trânsito e a sinalização. Além disso, é bem fácil de você ser parado se fizer alguma coisa fora do normal ou muito absurda. A polícia geralmente fica escondida ou fica nos principais cruzamentos e irá observar esse tipo de coisa.

Para quem está acostumado a dirigir em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, irá estranhar eles dirigindo de forma tão correta. O bom é que é fácil de se acostumar e de seguir o padrão, então dirigir por lá acaba sendo algo bem simples. O ruim é voltar mal acostumado.

E você, teve alguma experiência diferente ou tem alguma dica? Deixe nos comentários.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

3 comentários

Maria Fanny C. 31/01/2017 - 11:31 am

Adorei suas dicas, estava exatamente com duvidas sobre o que falou, mas não gosto da ideia de ficar andando com meu passaporte pois tenho medo de perder. Poderia dirigir portando a CNH mais cópia colorida do visto, passaporte e carimbo com a autorização de permanência por 6 meses ?

Reply
Anderson Kaiser 31/01/2017 - 11:38 am

Olá Maria,
Realmente este é um tema um pouco polêmico. Na maioria das vezes, isso deve bastar. Mas em alguns casos os policiais dos Estados Unidos acabam sendo bem exigentes.
Sabemos de diversos casos que andar com cópias foi suficiente. Sempre lembre de ficar com: Cópia da Página de Informações do Passaporte, Página do Visto e Página do Carimbo de Permanência. Junto à sua CHN deve bastar. Mas já tivemos experiência de pedirem nosso passaporte e não aceitarem cópias. Alegando que “cópias poderiam ser falsificadas”.
Caso não aceitem as cópias, o que pode acontecer é você ter que ir até o Hotel (provavelmente acompanhada dos policiais) e apresentar os documentos originais. Alguns casos vai depender muito do bom humor ou da paranoia do policial que te parou.

Reply
Claudio Ramiro 02/11/2016 - 4:46 pm

Poxa. Estava procurado hoje sobre isso pois iremos para a Florida daqui alguns meses e queria saber mais a respeito. Bem interessante e me ajudou bastante. obrigado.

Reply

Deixe um Comentário