Home America do NorteEstados UnidosCarolina do Norte Carolinas Aviation Museum em Charlotte

Carolinas Aviation Museum em Charlotte

por Anderson Kaiser
Compartilhe:

Carolinas Aviation Museum é um museu dentro do Aeroporto Internacional de Charlotte em que é possível acompanhar um pouco da história da aviação americana. Nele encontramos desde aviões de pequeno porte até caças da Força Aérea dos Estados Unidos.

O Carolinas Aviation Museum fica à uns 10 / 15 minutos da região Central de Charlotte. Localizado em um hangar na área do Aeroporto Internacional de Charlotte, ele é uma boa opção para quem está de passagem pela cidade ou quem tenha feito uma conexão mas demorada no local.

Não deixe de ver também nosso post sobre Charlotte – Conhecendo a Cidade em Um Dia.

Apesar de não ser um local tão comum para conexões de voos saídos do Brasil, se você está voando dentro dos Estados Unidos, é comum encontrar voos que façam conexões por lá.

charlotte_aviation_wrightO ingresso custa aproximadamente U$ 13.00 (já com as taxas inclusas) e  você tem acesso ao museu. Logo na entrada do museu você encontrará uma menção à quem foi pioneiro na história da aviação moderna: Os Irmãos Wright – claro. Não pense que os americanos irão sequer mencionar o Santos Dumont em um museu de aviação nos Estados Unidos. Polêmicas à parte, e passada essa primeira afronta, o restante do museu é fascinante.

Logo no início você irá se deparar com alguns caças da força aérea americana e alguns helicópteros que estão em exposição no local mas que já foram aposentados.

É impressionante ver de perto o tamanho desse aviões e conhecer um pouco da história de cada um e quais as suas finalidades em cada combate, missão de reconhecimento ou resgate. Pelo que conversei com um dos membros do museu, alguns dos equipamentos ali mostrados são temporários, mas a grande maioria é permanente.

charlotte_aviation_cacas

Existem algumas cabines de voos comerciais ou mesmo de alguns caças que é possível você entrar e sentir-se como um piloto de verdade. Ou pelo menos ter a sensação ou a visão dele lá dentro. E isso é muito interessante, pois todo o painel está ali, todos os instrumentos, os botões etc, ao seu alcance para serem explorados.

Mas o que mais me chamou à atenção no museu foi a exposição do Airbus A320  (US Airways Flight 1549). Você pode não estar familiarizado com esse modelo nem com o número do voo, mas provavelmente tenha ouvido falar do famoso voo da Airways que fez um pouso de emergência no Rio Hudson em New York alguns instantes após sua decolagem, em decorrência de um incidente envolvendo pássaros.

charlotte_aviation_airways

Pois bem, a famosa aterrissagem, que foi considerada heroica para alguns e que não teve nenhuma fatalidade, está presente no museu. Quando digo que está presente no museu, me refiro a exatamente TUDO sobre este voo, incluindo o avião, todas as peças recuperadas dele, pertences de passageiros e tripulação e alguns dos destroços que foram recuperados do rio.

É impressionante ver o estrago que alguns pássaros causaram à fuselagem do avião quando bateram nele durante o voo, e também é impressionante pensar que o avião já estava em uma certa velocidade quando foi atingido, o que torna a façanha de pousar sem nenhuma fatalidade algo impressionante.

charlotte_aviation_airways_quebrado

Parte da destruição também foi causada, claro, com o impacto que ele teve com a água durante o pouso forçado. E todas essas peças, partes, e o avião completo como foi retirado do rio encontra-se no museu.

Essa foi uma das mostras que mais nos interessou, por ser algo mais recente da história e por termos acompanhado quando ocorreu. Conhecer os fatos em detalhes acho que foi algo que nos despertou mais interesse nela em particular.

Também é possível ver os objetos recuperados de alguns passageiros e existe uma réplica do “pequeno” pássaro que atingiu o avião durante o voo.

charlotte_aviation_airways_objetos

Objetos encontrados nos destroços e no centro uma réplica do pássaro que atingiu o avião.

Continuando pelo museu, muitos outros aviões não tão recentes, mas que fizeram parte da história americana estão presentes. A grande maioria é realmente de aviões de combate, ou helicópteros, de carga etc. Mas é bem interessante voltar no tempo e ver que muito do que era usado em modelos mais antigos, ainda está em uso hoje em dia. E também ver que muito se evoluiu e algumas tecnologias ficaram para trás.

Quando fomos estava chovendo, portanto uma pequena parte da exposição que fica no lado de fora do hangar estava fechada. Além do que é exibido no hangar, existem alguns outros aviões que ficam em uma parte da pista onde é possível ter acesso e chegar bem próximo para tirar foto ou conhecer por dentro. São modelos realmente grades que ocupariam um espaço considerável dentro do hangar e que por isso foram mantidos em um local externo. Mesmo que não tenha acesso à eles, devido as condições climáticas, existe um acesso onde você pode ver  todos mas “por fora”. Através das grades de proteção.

charlotte_aviation_museum

Se você estiver em Charlotte, não deixe de visitar o Carolinas Aviation Museum. Ele não fica longe e ao mesmo tempo não é uma atração que irá tomar todo seu dia. Reserve umas 2 horas para conhecê-lo e com certeza você conseguirá ver tudo.

Para informações de horário e de preços, verifique o site do Carolinas Aviation Museum e veja também as mostras temporárias que estarão lá durante sua visita.

Confira abaixo mais dicas para você aproveitar a sua viagem

Já reservou o seu hotel? Veja os melhores preços com cancelamento grátis no Booking.com. Não deixe de conferir nossas dicas e o review de hotéis que já nos hospedamos.
Faça um Seguro Viagem. Lembre-se que o seguro viagem é obrigatório na Europa. Nos Estados Unidos e Canadá não existe cobertura grátis para turistas e a conta de um pronto socorro pode ser exorbitante. Faça uma cotação com nosso parceiro Real Seguros.
Viaje com internet ilimitada. Já saia do Brasil com internet ilimitada com nosso parceiro Viaje Conectado. Com o chip você poderá utilizar suas mídias sociais, usar GPS e até usar whatsapp e skype para mandar mensagens e fazer ligações.
Alugue um Carro. Com a RentCars.com você pode fazer a reserva em Reais sem pagar IOF, pode parcelar em até 12x no Cartão de Crédito ou ter um desconto de 5% se pagar no boleto.
Compartilhe:

Comente com o Facebook

You may also like

Deixe um Comentário